You better be joking

a circulação de sentidos em memes de Euphoria

Autores

  • Marlon Santa Maria Dias Universidade do Vale do Rio dos Sinos https://orcid.org/0000-0002-0175-9217
  • Milena Fidelis Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Palavras-chave:

Ficção Seriada, Meme, Euphoria, Circulação Discursiva

Resumo

O artigo investiga a produção de sentidos acerca da série Euphoria (HBO), direcionada ao público jovem e cujo tema central é o uso problemático de drogas e a sexualidade. Para tanto, analisam-se memes de internet produzidos a partir da série e coletados em mídias sociais em 2022. A discussão teórica apresenta os conceitos de ficção seriada e de memes de internet, bem como de circulação discursiva, que serve como operador metodológico. A análise, de orientação semiótica, identifica os sentidos ofertados pelas imagens, com foco na apropriação e criação feitas nos memes. Os resultados apontam a recorrência de memes que reiteram sentidos de humilhação e violência, indicando enredos, personagens e temas com os quais os fãs mais se identificam.

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Biografia do Autor

Marlon Santa Maria Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Comunicação e bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria.

Milena Fidelis, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduada em Jornalismo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Durante a graduação, foi bolsista do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). Integrante do Grupo de Pesquisa Ecrã - Imagem e Cultura Digital. 

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Publicado

2024-11-15

Como Citar

DIAS, M. S. M.; FIDELIS, M. You better be joking: a circulação de sentidos em memes de Euphoria. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 21, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/69573. Acesso em: 19 dez. 2024.