About communication and “platformed” brands:

is it necessary to be in the “walled gardens” to have visibility?

Authors

  • João Francisco Raposo University of São Paulo (USP)
  • Carolina Frazon Terra University of São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55673

Keywords:

Communication, Visibility, Brands, Platforms, Platformization

Abstract

In this work, we discuss how the network platforms design new communication dynamics, especially with regard to brands and organizations, platformization and the so-called "walled gardens". Through a work based on bibliographic research, we seek support in the theory of Internet Studies; and how important it is to be visible today in these environments governed by the algorithmic systems of large transnational corporations. We also try to understand how the communication work of the brands uses these spaces of interaction and exchanges with their audiences as a strategy, and some of the paths that permeate this practice intermediated today by online platforms.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Francisco Raposo, University of São Paulo (USP)

Publicitário pela PUC-MINAS, especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Digital, doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. É  pesquisador do grupo Com+/USP e consultor de comunicação digital.

Carolina Frazon Terra, University of São Paulo (USP)

Concluiu seu pós-doutorado abordando organizações e influência digital, é pesquisadora do grupo de pesquisa Com+ ECA/USP, consultora de mídias sociais e RP Digitais, professora na Cásper Líbero e nas pós-graduações da USP, FIA e ESPM.

References

ARNDT, Johan. Role of product-related conversations in the diffusion of a new product. Journal of Marketing Research 4, 1967, p. 291–5.
BALHES, Sabrina. Walled gardens: por que veículos escolhem esse modelo de negócio e qual a implicação para os anunciantes. Nielsen Insights. Disponível em https://www.nielsen.com/br/pt/insights/article/2020/walled-gardens-por-que-veiculos-escolhem-esse-modelo-de-negocio-e-qual-a-implicacao-para-os-anunciantes/?utm_source=social-media&utm_medium=facebook-org&utm_campaign=rock-content&cid=socSprinklr-Nielsen+Brasil Acesso em 13 de setembro de 2020.
BARICHELLO, Eugenia Maria Mariano da Rocha. Visibilidade e legitimidade na atual ecologia midiática. Revista Estudos em Comunicação. Dezembro de 2017. n. 25. Vol. 2. P. 99-108. Disponível em: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/306/172. Acesso em 19 de agosto de 2020.

BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2008.
BUCHER, Taina. Want to be on top? Algorithmic power and the threat of invisibility on Facebook. New Media Society, 2012, 14, p. 1164 - 1180. Disponível em http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461444812440159 Acesso em 19 de agosto de 2020.
BUENO, Wilson da Costa. Avaliando as organizações nas mídias sociais muito além das métricas. In: BUENO, W. C. (org.). Estratégias de Comunicação nas Mídias Sociais. Barueri/Sp: Manole, 2015. P. 189-208.

CAMARGO, Isadora. O. Estratégias em rede: as marcas jornalísticas e o desafio de se posicionar, interagir e criar valor no Facebook. In: SAAD, B. (Org.). Visibilidade e consumo da informação nas redes sociais. Porto, 2016, p. 137 - 156..
CARAH, Nicholas. Algorithmic brands: A decade of brand experiments with mobile and social media. New Media & Society, Vol 19, Issue 3, 2017. Disponível em http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1461444815605463 Acesso em 12 de agosto de 2020.
(sem autoria): FOLHA deixa de publicar conteúdo no Facebook. Folha de S. Paulo. 2018. Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/02/folha-deixa-de-publicar-conteudo-no-facebook.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=fbfolha Acesso em 19 de agosto de 2020..

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa, 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GILLESPIE, Tarteton. The politics of “Platforms”. SAGE Journals. 2010. Disponível em http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461444809342738 Acesso em 14 de agosto de 2020.
JENKIS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da Conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo, Aleph, 2014.
KEEN, Andrew. Vertigem Digital - Por Que As Redes Sociais Estão Nos Dividindo, Diminuindo e Desorientando. Rio de Janeiro: Zahar editores, 2012.

PENTEADO, Claudia. Walled gardens. Site PropMark. 23 de Julho de 2019. Disponível em: http://propmark.com.br/mercado/walled-gardens. Acesso em 15 de setembro de 2020..

POR QUE há empresas e marcas abandonando as redes sociais? Site BBC News. 11 de Abril de 2019. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-47886047?fbclid=IwAR304gl9w4srp8uKh6Ts0r5TJZQ6WAESpoq4s9VNOExg4eVwrOLgsr-fjEI Acesso em 18 de agosto de 2020.

RAPOSO, João Francisco. Governança algorítmica e publicização das marcas: estudo de casos sob o paradigma da propagabilidade no ambiente numérico do Facebook. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em https://www.academia.edu/38329754/Governan%C3%A7a_algor%C3%ADtmica_e_publiciza%C3%A7%C3%A3o_das_marcas_estudo_de_casos_sob_o_paradigma_da_propagabilidade_no_ambiente_num%C3%A9rico_do_Facebook_Algorithmic_governance_and_brand_publicization_case_studies_under_the_paradigm_of_propagability_in_the_numerical_environment_of_Facebook Acesso em 29 de setembro de 2020.
SAAD, Elizabeth. Sociedade digitalizada: “plataformização” das relações e uma privacidade “zerada”. Jornal da USP. Disponível em https://jornal.usp.br/artigos/sociedade-digitalizada-plataformizacao-das-relacoes-e-uma-privacidade-zerada/?fbclid=IwAR0YWg3YYKxHcQW986UCHz_6DcJNFLiC7Pnz8OTVdpcDfpOqo8UYDDp3DVM Acesso em 19 de setembro de 2020.
SCHEID, Daiane. Visibilidade Midiática. In: SCHEID, Daiane; MACHADO, Jones; PÉRSIGO, Patricia Milano. Estrato de verbetes: dicionário de comunicação organizacional. Santa Maria/RS: FACOM-UFSM, 2018. Disponível em: http://pesquisaestrato.weebly.com/uploads/1/1/2/1/112166125/estrato_de_verbetes.pdf. P. 130.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2008.

TERRA, Carolina Frazon; SAAD CORRÊA, Elizabeth; RAPOSO, João Francisco. Comunicação Organizacional em tempos de algoritmos e hiperconexão digital. Anais do XXVIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓs, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2019, Porto Alegre - RS.
______. De Gutemberg a Zuckerberg: não há crescimento e visibilidade sem investimento? In: SAAD, B. (Org.). Visibilidade e consumo da informação nas redes sociais. Porto, 2016, p. 69 - 94.
______. O algoritmo do Facebook impulsiona estratégias de Relações Públicas Digitais? Anais XII CONGRESSO ABRAPCORP, 2018. Disponível em https://www.academia.edu/37275788/O_algoritmo_do_Facebook_impulsiona_estrat%C3%A9gias_de_Rela%C3%A7%C3%B5es_P%C3%BAblicas_Digitais Acesso em 15 de setembro de 2020..

THOMPSON, John B. A interação mediada na era digital. Revista MatriZes V. 12, N.3, setembro a dezembro de 2018, p. 17 - 44. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/download/153199/149813/ Acesso em 19 de setembro de 2020.
VAN DJICK, Jose. Facebook and the engineering of connectivity: a multi-layered approach to social media platforms. Convergence: The International Journal of Research into New Media Technologies, 2013 19. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1354856512457548 Acesso em 21 de setembro de 2020.

______. A Sociedade da Plataforma: entrevista com José van Dijck. Site DigiLabour. 2019. Disponível em https://digilabour.com.br/2019/03/06/a-sociedade-da-plataforma-entrevista-com-jose-van-dijck/ Acesso em 18 de setembro de 2020.

Published

2020-12-18

How to Cite

RAPOSO, J. F.; TERRA, C. F. About communication and “platformed” brands:: is it necessary to be in the “walled gardens” to have visibility?. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 153–169, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55673. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/55673. Acesso em: 18 jul. 2024.

Issue

Section

Comunicação e Cultura Digital