Sobre comunicação e marcas ”plataformizadas”:

é preciso estar nos “jardins murados” para ter visibilidade?

Autores

  • João Francisco Raposo Universidade de São Paulo (USP)
  • Carolina Frazon Terra Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55673

Palavras-chave:

Comunicação, Visibilidade, Marcas, Plataformas, Plataformização

Resumo

Neste trabalho, discutimos como as plataformas da rede desenham novas dinâmicas de comunicação, especialmente no que diz respeito às marcas e  organizações, à  plataformização e aos chamados "jardins murados". Por meio de um trabalho baseado em pesquisa bibliográfica, buscamos respaldo na teoria dos Internet Studies; e no quão importante é estar visível hoje nestes ambientes governados por sistemas algorítmicos de grandes corporações transnacionais. Procuramos compreender também como o trabalho de comunicação das marcas utiliza estes espaços de interação e trocas com suas audiências como estratégia, e alguns dos caminhos que permeiam tal prática intermediada hoje pelas plataformas on-line.

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Biografia do Autor

João Francisco Raposo, Universidade de São Paulo (USP)

Publicitário pela PUC-MINAS, especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Digital, doutorando e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. É  pesquisador do grupo Com+/USP e consultor de comunicação digital.

Carolina Frazon Terra, Universidade de São Paulo (USP)

Concluiu seu pós-doutorado abordando organizações e influência digital, é pesquisadora do grupo de pesquisa Com+ ECA/USP, consultora de mídias sociais e RP Digitais, professora na Cásper Líbero e nas pós-graduações da USP, FIA e ESPM.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

RAPOSO, J. F.; TERRA, C. F. Sobre comunicação e marcas ”plataformizadas”:: é preciso estar nos “jardins murados” para ter visibilidade?. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 153–169, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2020v13n2.55673. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/55673. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Comunicação e Cultura Digital