La imagen como ámbito de la información y la cultura visual
Palabras clave:
Imagen, Información, Cultura VisualResumen
A cultura das mídias é marcada pelo caráter de funcionalidade, isto é, prescreve como se deve sentir, pensar e agir. Às ciências humanas e sociais cabe o trabalho de análise e crítica da informação, comunicação e imaginário, situando-a numa perspectiva que possa abranger a atualidade no contexto da história e da cultura. As imagens são um fenômeno de informação/comunicação de massa que solicita uma investigação mais rigorosa. Selecionamos a pesquisa descritiva e a abordagem qualitativa para análise dos dados. Nossa tarefa foi compreender as imagens como esfera de informação e de cultura visuais a partir de algumas contribuições da Ciência da Comunicação numa perspectiva da teoria crítica. Ressaltamos a imagem do ponto de vista do produto, como informação visual e informação produtora de artefato cultural ou cultura visual. E do ponto de vista da recepção, a partir da leitura dos apocalípticos e integrados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).