Comunicación, diversidad y cultura organizativa:
: estrategias discursivas empleadas por la revista Exame
Palabras clave:
Comunicación organizativa, Cultura organizativa, Diversidades, Estrategias discursivas, Revista ExameResumen
El objetivo de este artículo es destacar las estrategias discursivas empleadas por la revista Exame que correlacionan los temas de diversidad y cultura organizacional. Para ello, realizamos una revisión bibliográfica, articulando conceptos desde una perspectiva de interfaz, y metodológicamente, nos orientamos y basamos nuestros procedimientos en algunos elementos del análisis del discurso, con el fin de identificar marcas discursivas que revelen tales estrategias. Como resultado, identificamos cuatro estrategias discursivas principales que implican acciones para resignificar (acomodar) la diversidad en la cultura organizacional, con vistas a su gestión y productividad.
Descargas
Citas
ALVES, Mario Aquino; GALEÃO-SILVA, Luis Guilherme. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. In: RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, EAESP, v. 44, n. 3, p. 20-29, jul./set. 2004.
BALDISSERA, Rudimar. Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2004.
____. Comunicação Organizacional: uma reflexão possível a partir do Paradigma da Complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira (org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul - SP: Difusão, 2008b, p. 149- 177.
____. A teoria da complexidade e novas perspectivas para os estudos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. V. 01. São Paulo: Saraiva, 2009a, p. 135-164.
____. Comunicação, organizações e comunidade: disputas e interdependências no (re)tecer as culturas. In: III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2009, São Paulo. Anais Abrapcorp 2009. São Paulo: Abrapcorp, 2009. Disponivel em: https://www.abrapcorp2.org.br/anais2009/pdf/GT2_Rudimar.pdf. Acesso em março de 2022.
_____. A comunicação no (re)tecer da cultura organizacional. In: Revista Latinoamericana de ciencias de la comunicación. 10, 52-62, 2011. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/16. Acesso em março de 2022.
BALDISSERA, Rudimar; VINHOLA, Bruno. Midiatização e Comunicação Organizacional: aproximações tentativas. In: Revista Animus (Santa Maria, Online), v. 19, p. 22-39, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/39595. Acesso em março de 2022.
BENETTI, Marcia. Análise de Discurso como método de pesquisa em Comunicação. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immaculada Vassallo de. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas / Porto Alegre; EDIPUCRS, 2016, 326 p.
FLEURY, Maria Tereza Leme. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. In: RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, EAESP, v. 40, n. 3, p. 18-25, jul./set. 2000.
GEERTZ, Clifford. Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora SA, 1989.
MORIN, Edgar. Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.
_____. O Método 4: as ideias. Porto Alegre: Sulina, 2001.
_____. O método: as ideias. Porto Alegre: Sulina, 2005.
NETTO, Michel Nicolau. A diferença do discurso da diversidade. In: Revista Contemporânea. v.7, n.1, p. 39-61, jan.-jun. 2017.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípio e Procedimentos. 8ª edição. Campinas: Pontes, 2009.
SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009
TOTH, Elizabet. Gestão da comunicação em função da diversidade nas organizações. In.: KUNSCH, Margarida Krohling. Comunicação como fator de humanização nas organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010, p. 125-134.
URIBE, Pablo Múnera. La idea de organización: una concepción amplia para una acción efectiva. Editorial comunicación. 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Sérgio Gabriel Fajardo, Bruno Vinhola, Rudimar Baldissera
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A submissão de originais para Revista Culturas Midiáticas implica na transferência, pelos autores (as), dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor (a), com direitos da Revista Culturas Midiáticas sobre a primeira publicação. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).