Comunicación, diversidad y cultura organizativa:

: estrategias discursivas empleadas por la revista Exame

Autores/as

Palabras clave:

Comunicación organizativa, Cultura organizativa, Diversidades, Estrategias discursivas, Revista Exame

Resumen

El objetivo de este artículo es destacar las estrategias discursivas empleadas por la revista Exame que correlacionan los temas de diversidad y cultura organizacional. Para ello, realizamos una revisión bibliográfica, articulando conceptos desde una perspectiva de interfaz, y metodológicamente, nos orientamos y basamos nuestros procedimientos en algunos elementos del análisis del discurso, con el fin de identificar marcas discursivas que revelen tales estrategias. Como resultado, identificamos cuatro estrategias discursivas principales que implican acciones para resignificar (acomodar) la diversidad en la cultura organizacional, con vistas a su gestión y productividad.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sérgio Gabriel Fajardo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação (UFRGS) e bolsista CAPES. Mestre em Comunicação (UFRGS). Relações-Públicas (FEEVALE). Pesquisador membro do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP/UFRGS). E-mail: sfajardopoa@hotmail.com.

Bruno Vinhola, UFRGS

Professor e pesquisador na Fabico/UFRGS. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) e integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder (GCCOP). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2016). Especialista em Planejamento em Comunicação e em Gestão de Crises de Imagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Graduado em Comunicação Social / Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista IPA (2011)

Rudimar Baldissera, UFRGS

Doutor em Comunicação Social. Mestre em Comunicação/Semiótica. Professor e pesquisador na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Coordenador do Programa de Pós-Graduação
em Comunicação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista produtividade do
CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional, Cultura e Relações de Poder
(GCCOP) da UFRGS. 

Citas

ALVES, Mario Aquino; GALEÃO-SILVA, Luis Guilherme. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. In: RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, EAESP, v. 44, n. 3, p. 20-29, jul./set. 2004.

BALDISSERA, Rudimar. Imagem-conceito: anterior à comunicação, um lugar de significação. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2004.

____. Comunicação Organizacional: uma reflexão possível a partir do Paradigma da Complexidade. In: OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; SOARES, Ana Thereza Nogueira (org.). Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações. São Caetano do Sul - SP: Difusão, 2008b, p. 149- 177.

____. A teoria da complexidade e novas perspectivas para os estudos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling (org.). Comunicação organizacional: histórico, fundamentos e processos. V. 01. São Paulo: Saraiva, 2009a, p. 135-164.

____. Comunicação, organizações e comunidade: disputas e interdependências no (re)tecer as culturas. In: III Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, 2009, São Paulo. Anais Abrapcorp 2009. São Paulo: Abrapcorp, 2009. Disponivel em: https://www.abrapcorp2.org.br/anais2009/pdf/GT2_Rudimar.pdf. Acesso em março de 2022.

_____. A comunicação no (re)tecer da cultura organizacional. In: Revista Latinoamericana de ciencias de la comunicación. 10, 52-62, 2011. Disponível em: http://revista.pubalaic.org/index.php/alaic/article/view/16. Acesso em março de 2022.

BALDISSERA, Rudimar; VINHOLA, Bruno. Midiatização e Comunicação Organizacional: aproximações tentativas. In: Revista Animus (Santa Maria, Online), v. 19, p. 22-39, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/39595. Acesso em março de 2022.

BENETTI, Marcia. Análise de Discurso como método de pesquisa em Comunicação. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; LOPES, Maria Immaculada Vassallo de. Pesquisa em comunicação: metodologias e práticas acadêmicas / Porto Alegre; EDIPUCRS, 2016, 326 p.

FLEURY, Maria Tereza Leme. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. In: RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, EAESP, v. 40, n. 3, p. 18-25, jul./set. 2000.

GEERTZ, Clifford. Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora SA, 1989.

MORIN, Edgar. Método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999.

_____. O Método 4: as ideias. Porto Alegre: Sulina, 2001.

_____. O método: as ideias. Porto Alegre: Sulina, 2005.

NETTO, Michel Nicolau. A diferença do discurso da diversidade. In: Revista Contemporânea. v.7, n.1, p. 39-61, jan.-jun. 2017.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípio e Procedimentos. 8ª edição. Campinas: Pontes, 2009.

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas, 2009

TOTH, Elizabet. Gestão da comunicação em função da diversidade nas organizações. In.: KUNSCH, Margarida Krohling. Comunicação como fator de humanização nas organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2010, p. 125-134.

URIBE, Pablo Múnera. La idea de organización: una concepción amplia para una acción efectiva. Editorial comunicación. 2009.

Publicado

2024-11-18

Cómo citar

FAJARDO, S. G.; VINHOLA, B. .; BALDISSERA, R. Comunicación, diversidad y cultura organizativa: : : estrategias discursivas empleadas por la revista Exame. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 22, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/70950. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a