A Folkcomunicação nos Estudos de Recepção:

um estudo comparado sobre a representação da identidade homoafetiva nas telenovelas da TV Globo

Autores

  • Guilherme Moreira Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Maria Cristina Brandão de Faria Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

Folkcomunicação, Estudos da Recepção, Telenovela, Identidade, Homoafetividade

Resumo

Este trabalho – a partir dos pressupostos teóricos da Folkcomunicação – busca analisar os diferentes modos de receber a mensagem midiática por parte de grupos massivos e de audiências específicas, em questões relativas à identidade homoafetiva projetada pelas telenovelas. Com base numa pesquisa de opinião sobre a homossexualidade (para um grupo massivo) e num grupo focal (constituído homossexuais e realizado após a exibição de cenas de telenovelas envolvendo personagens gays), procura-se entender de que modo a representação da homoafetividade na televisão impacta a construção das identidades e dos valores destes grupos. Nessas pesquisas, aponta-se que há uma dicotomia na recepção: enquanto o grupo de cultura contra-hegemônica formado pelos homossexuais enfatiza a não afetividade entre os casais das diversas tramas da rede Globo, o grupo massivo, apesar de aprovar os personagens na trama, majoritariamente se coloca contra formas explícitas de afeto, como o beijo entre personagens de mesmo sexo. Assim, pretende-se mostrar uma nova especificidade no estudo tanto da Folkcomunicação como nos Estudos de Recepção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-09

Como Citar

FERNANDES, G. M.; FARIA, M. C. B. de. A Folkcomunicação nos Estudos de Recepção:: um estudo comparado sobre a representação da identidade homoafetiva nas telenovelas da TV Globo. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 3, n. 2, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/11725. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos