Bookstagram

experiências materiais e sociais do consumo de livros em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.60486

Palavras-chave:

Consumo, Cultura Material, Comunicação, Bookstagram, Pandemia

Resumo

O presente artigo se debruça sobre as formas de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram, o Bookstagram, no intuito de investigar e compreender algumas das representações da materialidade dos livros físicos, no ambiente digital, bem como formas que os leitores têm se relacionado com esse objeto. Para tanto, foram selecionados e pesquisados conteúdos de quatro perfis literários do Instagram, a partir dos estudos de cultura material, do consumo e da comunicação em rede. As análises demonstram que comunidade literária do Instagram se configura enquanto um agente de sociabilidades, capaz de unir indivíduos em rede e construir um território identitário, além de potencialmente influenciar outros âmbitos sociais e de consumo.

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Biografia do Autor

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente na Faculdade de Comunicação (FACOM) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA). e-mail: manuelacvieira@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1758973354834768

Orcid: http://orcid.org/000-0003-2034-5359

 

Ana Carolina da Silva Barbosa CIRINO, Universidade Federal do Pará

Graduanda em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará (FACOM/UFPA). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA). Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/UFPA no Projeto de Pesquisa Consumo, Cultura Material e Práticas de Sociabilidade na Comunicação (UFPA). E-mail: anacirinob@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0763647674087634
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2805-0910

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Publicado

2021-12-02

Como Citar

DO CORRAL VIEIRA, M.; DA SILVA BARBOSA CIRINO, A. C. . Bookstagram: experiências materiais e sociais do consumo de livros em rede. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 14, p. 18, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2763-9398.2021v14n.60486. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/60486. Acesso em: 22 nov. 2024.

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