POLÍTICAS

Foco e Escopo
A Revista DLCV - Língua, Linguística & Literatura tem como objetivo divulgar estudos inéditos de caráter teórico, experimental ou aplicado, na área de Linguística, Literaturas e Letras Clássicas. A Revista é vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e ao Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB, e publica artigos, ensaios, traduções, entrevistas e resenhas elaborados por profissionais vinculados ao ensino e à pesquisa nas áreas em questão, garantindo, assim, efetiva diversidade de temas e a livre afiliação teórica dos autores, zelando pela qualidade das discussões através de uma rigorosa seleção dos textos submetidos à publicação.

Processo de Avaliação pelos Pares
Avaliação cega pelos pares:
Inicialmente, os trabalhos submetidos à revista DLCV são analisados por programa detector de plágio (iThenticate) a fim de verificar a autoria dos manuscritos. Confirmada a autenticidade, é verificado se os originais estão de acordo com os parâmetros de submissão. Constatado plágio ou inadequação às referidas normas, o trabalho não segue para as etapas seguintes.

Os manuscritos que atendam às normas de submissão da revista e ao critério de autenticidade são encaminhados pelos Editores a dois avaliadores ad-hoc ou do Conselho Editorial que poderão emitir o seguinte parecer:  aceitar, rejeitar ou aceitar com correções obrigatórias. Emitindo-se dois pareceres favoráveis ao aceite da submissão, o trabalho será publicado. Em caso de pareceres discrepantes, um terceiro parecer será solicitado. Ou seja, se houver um parecer positivo e um negativo, a submissão será encaminhada a um terceiro avaliador. Emitindo-se um novo parecer favorável, a submissão será aceita; se o parecer for negativo, rejeitada.

O trabalho enviado para o processo de avaliação não terá identificação de autoria. A identidade dos pareceristas não é disponibilizada para os autores.

Os artigos devem seguir os critérios abaixo:

a) Coerência do título com todo do trabalho; b) Indicação e Organização apropriada dos títulos e subtítulos; c) Adequação do resumo e abstract quanto ao conteúdo do texto (indicação de todos ou alguns dos seguintes itens: objetivo, fundamentação teórica, metodologia, conclusões e organização do artigo); d) Adequação da linguagem do ponto de vista da norma padrão; e) Adequação da linguagem do ponto de vista da norma para textos científicos.

A Comissão Editorial poderá realizar e igualmente solicitar aos autores alterações e ajustes nos manuscritos submetidos à revista necessários para a consecução do processo editorial. Aos Editores cabe a decisão final sobre quais trabalhos serão publicados na revista.

Periodicidade
A DLCV é uma publicação semestral e publica dois números anualmente.