A PRESENÇA DAS REDES ASSOCIACIONISTAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS/AS EDUCADORES/AS CAMPESINOS/AS DE BREJO DA MADRE DE DEUS/PE

Autores

  • Douglas Ferreira da Silva Campus Agreste/UFPE
  • Jaqueline Barbosa da Silva Núcleo de Formação Docente – Campus Agreste/UFPE

Resumo

Resumo: Esta pesquisa derivou-se das inquietações que foram fomentadas pelo projeto de pesquisa intitulado “REDES ASSOCIACIONISTAS: instituições, funções e saberes no diálogo com os educadores indígenas de Pernambuco” e das discussões advindas da disciplina eletiva Educação do Campo, ofertada pelo Campus Agreste – UFPE. Assim, nesta pesquisa, buscamos compreender a contribuição das redes associacionistas na atuação profissional dos/as educadores/as campesinos. Para fundamentação teórica servimo-nos do levantamento da literatura da área: redes associacionistas (GOHN, 2011; FREITAS, 2005; SILVA e SILVA, 2013), Educação do Campo (ARROYO, CALDART, MOLINA, 2008; CALDART, 2013; 2014) e Atuação Profissional (NÓVOA, 1995; TARDIF, 2002; TARDIFF e LESSARD, 2008). A pesquisa adotou a abordagem qualitativa (MINAYO, 2009), fazendo uso da análise de conteúdo temática nos resultados das informações (BARDIN, 2009). Dessa forma, elencamos as escolas do campo do setor D, do município de Brejo da Madre de Deus – PE, como campo de empírico de estudo. Logo, utilizamo-nos de questionários e entrevistas junto aos/as educadores/as das escolas do referido setor. De posse dos resultados, advindo dos instrumentos de coleta dos dados, submetemos a análise de conteúdo temática (BARDIN, 2009). Os dados revelaram a existência de diferentes espaços não escolares em Brejo da Madre de Deus – PE, porém, poucos foram os/as educadores/as que evidenciaram a contribuição dos mesmos para a atuação profissional. Assim, compreendemos que as redes associacionistas contribuem na atuação profissional dos/as educadores/as de Brejo da Madre de Deus – PE, embora evidencie indícios da despolitização docente, advinda da desconsideração dos conhecimentos que as mesmas disponibilizam.   

 

Redes Associacionistas. Atuação Profissional. Educação do Campo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Ferreira da Silva, Campus Agreste/UFPE

Pedagogo – Campus Agreste/UFPE; Docente da Educação Básica – Brejo da Madre de Deus/PE

Jaqueline Barbosa da Silva, Núcleo de Formação Docente – Campus Agreste/UFPE

Professora Doutora pela PPGE-UFPE.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzales; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Monica Castagna.

Por Uma Educação do Campo. 3. Ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2008.

________, Miguel Gonzales. Que educação básica para os povos do campo?.

Luziania, Goiás, 2005.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

CALDART, Roseli Salete. A educação do campo em movimento. Currículo sem fronteiras, 2003. Disponível em: Acesso em 30 de Novembro de 2014.

_________, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. 2 Ed. – Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2013.

FREITAS, Alexandre Simão de. Fundamentos para uma sociologia crítica da formação humana: um estudo sobre o papel das redes associacionistas. Tese de doutorado, UFPE. Recife, 2005.

GOHN, Maria da Glória Marcondes. Educação não formal e cultura política: impactos do associativismo no Terceiro Setor. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2011.

MAINAR, Alcione Alves da Silva. A evasão na educação de jovens e adultos no território campesino: o que dizem os/as sujeitos/as que não estão mais na escola?. Dissertação de Mestrado, Recife: UFPE, 2015.

MIGNOLO, Walter. Herencias coloniales y teorias postcoloniales. Biblioteca virtual de Ciencias Sociales, 1996. Disponível em: , acesso em : 20 de novembro de 2014.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade.

ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

NÓVOA, António. Profissão professor. 2ª Ed., Portugal: Porto Editora, 1995.

SILVA, J. B.; SILVA, E. F. Sujeitos aprendentes e suas experiências nos espaços de uma Rede Associacionista: da digitalização à vida. ALAS, Chile, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

_______; LESSARD, Claude. O oficio de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. – Petrópolis, RJ. Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

SILVA, D. F. da; SILVA, J. B. da. A PRESENÇA DAS REDES ASSOCIACIONISTAS NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS/AS EDUCADORES/AS CAMPESINOS/AS DE BREJO DA MADRE DE DEUS/PE. Revista Educare (Online), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 223–245, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/educare/article/view/35616-82613. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Sociologia da Educação