Campo térmico urbano e sua relação com o uso e cobertura do solo na cidade de Mossoró-RN

Autores

  • Suellen Cristiane Tavares Neres Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN
  • Joel Silva dos Santos Universidade Federal da Paraíba- UFPB
  • Rodrigo Guimarães de Carvallho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Palavras-chave:

Ilha de Calor, Microclimas, Conforto Térmico.

Resumo

A finalidade do artigo é investigar as alterações ocorridas no campo térmico urbano da cidade de Mossoró-RN e sua relação com as diferentes formas de uso e cobertura do solo. Para a realização da pesquisa foram definidos quatro pontos para a coleta dos dados de temperatura e umidade relativa do ar: o P01 (Campus Central da UERN); o P02 (Praça Rodolfo Fernandes - Praça do PAX - Centro), o P03 (Praça Vigário Antônio Joaquim - Praça da Catedral - Centro) e o P04 (Praça Alfredo Alves de Freitas - bairro Santa Delmira). As medições foram realizadas entre os meses de julho e agosto, utilizando aparelhos termo-higrômetros da marca INCOTERM. Para o cálculo do índice de conforto térmico urbano, foi utilizado o Índice de Thom (1959) ajustado para a cidade de Mossoró através da aplicação de questionários. Para a identificação da formação da ilha de calor urbana, o Campus Central da UERN foi utilizado como ponto de referência para estabelecer as diferenças de temperaturas entre os demais pontos. Com relação aos resultados alcançados no decorrer da pesquisa, pode-se afirmar que as diferentes formas de uso e cobertura do solo urbano têm alterado o campo térmico urbano da cidade de Mossoró-RN. Isso é claramente evidenciado no entorno dos pontos experimentais. Os resultados apontaram a existência de microclimas próprios de áreas urbanizadas, com temperaturas intensificadas, apresentando diferenças de mais de 3ºC entre os locais pesquisados. Palavras-chave: Ilha de Calor; Microclimas; Conforto Térmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellen Cristiane Tavares Neres, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Licenciada em Geografia (UERN), Especialista em Gestão Ambiental (UERN) e mestranda em Ciências Naturais (UERN)

Joel Silva dos Santos, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Doutor em Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PPGRN) da Universidade Federal de Campina Grande. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPB) da Universidade Federal da Paraíba; Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba; Professor Adjunto da UFPB/ Campus IV vinculado ao Departamento de Engenharia e Meio Ambiente; Áreas de Atuação: Estudo do Clima Urbano; Conforto Térmico; Planejamento e Gestão Ambiental.

Rodrigo Guimarães de Carvallho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN

Possui Graduação em Geografia e Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento ambiental, unidades de conservação, uso e ocupação do solo, impactos ambientais e ordenamento territorial. Participa como pesquisador do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental - GEGA e do Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais - NESAT do Departamento de Gestão Ambiental da UERN.

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

CRISTIANE TAVARES NERES, S.; SILVA DOS SANTOS, J.; GUIMARÃES DE CARVALLHO, R. Campo térmico urbano e sua relação com o uso e cobertura do solo na cidade de Mossoró-RN. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/17988. Acesso em: 5 out. 2022.

Edição

Seção

Ciências Ambientais