Qualidade do resíduo de tanques de produção de alevinos como condicionante de solos no semiárido de Pernambuco: subsídios para gestão ambiental

Autores

  • Ronaldo Faustino da Silva
  • Jorge Luiz Araújo da Silva
  • Maria do Socorro Bezerra de Araújo
  • Otávio Wesley Cavalcanti Faustino

Resumo

Recursos de origem biológica podem funcionar como condicionadores de solos, fornecendo nutrientes às culturas, com baixo custo de produção. A incorporação de resíduos orgânicos ao solo pode ser uma alternativa de aproveitamento destes resíduos para fins agronômicos. O objetivo deste trabalho foi determinar o conteúdo de nutrientes de valor agronômico do resíduo resultante da produção de alevinos, no semiárido de Pernambuco. Os parâmetros analisados nas caracterizações físicas e químicas das amostras de resíduos foram: matéria orgânica, umidade a 65ºC, relação carbono/nitrogênio e macronutrientes totais (nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio e magnésio). Os resultados analíticos revelaram uma considerável reserva de nutrientes essenciais para as plantas tomando como referência estercos de animais. O resíduo dos tanques escavados apresentou tendência de valores mais alto desses nutrientes, principalmente em K e Mg, atingindo cerca de de 2,5 a 5 vezes mais e de 2 a 4 vezes mais, respectivamente, que os estercos de animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DA SILVA, R. F.; DA SILVA, J. L. A.; DE ARAÚJO, M. do S. B.; FAUSTINO, O. W. C. Qualidade do resíduo de tanques de produção de alevinos como condicionante de solos no semiárido de Pernambuco: subsídios para gestão ambiental. Gaia Scientia, [S. l.], 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/18018. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais