O papel da educação ambiental e dos intelectuais desse campo no Brasil: notas iniciais de uma discussão

Autores

  • Jondison Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Área empresarial, “Intelectuais”.

Resumo

Desde a Rio-92 houve um crescimento substancial de ações de Educação Ambiental (EA) no Brasil, ligadas aos mais diversos espaços e agentes sociais. Um dos espaços que alcançaram um avanço significativo foi o acadêmico (universitário), sobretudo, por via de pesquisa. Esse é um panorama a se comemorar, já que é a oportunidade da EA construir seu estatuto científico e legitimar-se como temática. Em contrapartida têm-se percebido coesões da EA com o setor empresarial. Considerando essa questão, este artigo busca discutir criticamente (notas) sobre o papel da EA e dos “intelectuais” desse campo, no contexto de apoio a práticas socioambientais realizadas na área empresarial. Esse debate é relevante, pois vem se reproduzindo, dentro dos bancos acadêmicos brasileiros, defesas incondicionais à aproximação desses dois campos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jondison Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). Bolsista do Doutorado do CNPQ. E-mail: jondisoncardosorodrigues@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

RODRIGUES, J. C. O papel da educação ambiental e dos intelectuais desse campo no Brasil: notas iniciais de uma discussão. Gaia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/18177. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais