Comparação das condições socioeconômicas de assentados na Zona da Mata de Pernambuco, praticando horticultura em sistemas orgânico e convencional

Autores

  • Edson Carneiro de Miranda
  • Maria do Socorro Bezerra de Araújo
  • Everardo Valadares de Sá Barretto Sampaio

Resumo

Na bacia do rio Natuba, Zona da Mata de Pernambuco, existem mais de 350 assentados praticando Agricultura Familiar com produção de horticultura nos sistemas orgânico e convencional de cultivo. O objetivo deste estudo foi comparar os sistemas quanto à produção de hortaliças, à geração de renda e às condições sociais de assentados, no médio curso da bacia do rio Natuba. Dados econômicos, sociais e agrícolas foram obtidos através de questionários respondidos pelas famílias dos agricultores. O tamanho das propriedades e o número de residentes foram similares nos dois sistemas. A maioria dos residentes tinha apenas até a quarta série do primeiro grau. A renda semanal por hectare e a renda total mensal dos agricultores foram maiores no sistema orgânico que no convencional. Os fatores mercadológicos, principalmente valores maiores e mais estáveis dos produtos, foram os que mais influenciaram estes resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-23

Como Citar

MIRANDA, E. C. de; ARAÚJO, M. do S. B. de; SAMPAIO, E. V. de S. B. Comparação das condições socioeconômicas de assentados na Zona da Mata de Pernambuco, praticando horticultura em sistemas orgânico e convencional. Gaia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/21166. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais