Levantamento de Plantas Medicinais Utilizadas por Indígenas Potiguaras da Aldeia São Francisco (Litoral Norte da Paraíba)

Autores

  • Giovana Patrícia Santos Sales de Vasconcelos
  • Emídio Vasconcelos Leitão da Cunha

Palavras-chave:

Etnobotânica, Comunidade indígena, Conhecimento tradicional

Resumo

Desde o início da civilização, o homem faz uso das plantas, pela necessidade de sobrevivência, levando-o à descoberta de possíveis aplicações terapêuticas de determinadas espécies, uma vez que, o uso de plantas medicinais é uma prática antiga utilizada no tratamento e cura de enfermidades, sendo muitas vezes, o único recurso terapêutico de comunidades e grupos étnicos tradicionais. O objetivo da pesquisa foi registrar o conhecimento e uso de plantas medicinais pelos indígenas potiguaras da aldeia São Francisco, localizada na cidade Baia da Traição.). Foram entrevistados 30 índígenas através de entrevistas semiestruturadas, com visitas mensais. Registraram-se 72 plantas medicinais. As mais citadas foram o Cymbopogon citratus Stapf (50%), seguindo-se Lippia Alba (Mill.) N.E.Brown (43,3%), Mentha x villosa (36,7%) e Marrubim vulgare (30%). A parte da planta mais utilizada foi a folha (90%), seguindo-se a casca do caule (46,7%) e raiz (30%). Com relação a forma de preparo dos remédios, 100% dos índios disseram que utilizam o chá, seguido de lambedor (46,6%), sumo (40%) e banho (20%). Dentre as doenças mais citadas destacaram-se a gripe (43,3%), dor de cabeça (36,7%) e inflamação (33,3%). Em relação ao uso de plantas medicinais e medicamentos sintéticos, (66,7%) dos indígenas afirmaram que os remédios sintéticos já são uma realidade dentro da aldeia, (30%) utilizam tanto plantas medicinais quanto medicamentos e (3,3%) só toma medicamento sintético em última estância. Foi possível constatar o interesse, o cuidado, a preservação e o zelo que os indígenas possuem com o saber em relação às plantas, um aspecto importante às plantas medicinais onde muitas vezes é único recurso dessas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-15

Como Citar

VASCONCELOS, G. P. S. S. de; CUNHA, E. V. L. da. Levantamento de Plantas Medicinais Utilizadas por Indígenas Potiguaras da Aldeia São Francisco (Litoral Norte da Paraíba). Gaia Scientia, [S. l.], 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/24272. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais