Variação interpopulacional de caracteres morfoanatômicos em cladódios de Pilosocereus catingicola (Gürke) Byles & Rowley subsp. Salvadorensis (Werderm.) Zappi (Cactaceae) coletados em três ecossistemas do estado de Sergipe

Autores

  • Ayslan T. Lima
  • Cristianne S. Santos
  • Marcos V. Meiado

Palavras-chave:

cactos, densidade estomática, variação morfológica, variação anatômica, variação interpopulacional

Resumo

Pilosocereus catingicola (Gürke) Byles & Rowley subsp. salvadorensis (Werderm.) Zappi é um cacto colunar conhecido popularmente como facheiro e ocorre em três ecossistemas do Estado de Sergipe: Caatinga, Mata Atlântica e Restinga. Plantas que ocorrem em diferentes ecossistemas podem apresentar variações morfoanatômicas interpopulacionais relacionadas a aspectos fisiológicos, que permitem que elas tolerem diferentes condições ambientais. Assim, objetivo do presente estudo foi comparar parâmetros morfológicos e anatômicos de três populações de facheiro. Cladódios com cerca de 50 cm foram coletados em 10 indivíduos adultos de cada população e, para avaliar a densidade estomática, lâminas do tecido epidérmico foram montadas e coradas com Azul de Toluidina. Além disso, a caracterização morfológica dos indivíduos foi feita levando-se em conta o número, comprimento e largura das costelas; número, comprimento e espessura dos espinhos centrais e radiais; diâmetro do caule e do cilindro central; diâmetro e distância das aréolas; presença de pelos. Foi observada diferença significativa em todos os parâmetros morfológicos com exceção do número e espessura dos espinhos radiais e diâmetro e distância entre as aréolas. Indivíduos da Mata Atlântica apresentaram um menor número de costelas (5,9 ± 0,6) quando comparados com os indivíduos da Restinga (10,7 ± 1,9) e Caatinga (10,3 ± 1,7), porém, as costelas dos cactos dessa população tinham maior comprimento (20,5 ± 2,6 mm) e largura (21,7 ± 2,8 mm). Os facheiros da Caatinga apresentaram maior número de espinhos centrais e radiais (centrais: 8,6 ± 3,9; radiais: 11,6 ± 2,2) e o menor diâmetro do caule (54,8 ± 8,5). O estômato da espécie estudada é do tipo paracítico e não foi observada diferença significativa na densidade estomática dos cactos que ocorrem nos três ecossistemas avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

LIMA, A. T.; SANTOS, C. S.; MEIADO, M. V. Variação interpopulacional de caracteres morfoanatômicos em cladódios de Pilosocereus catingicola (Gürke) Byles & Rowley subsp. Salvadorensis (Werderm.) Zappi (Cactaceae) coletados em três ecossistemas do estado de Sergipe. Gaia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/29106. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais