Sistema de indicadores para aplicações na agricultura familiar na perspectiva do desenvolvimento alternativo: proposição e aplicação em comunidade rural

Autores

  • Ricélia Maria Marinho Sales
  • Gesinaldo Ataíde Cândido

Resumo

Esta propositura sugere a necessidade da utilização de formas diferenciadas para analisar o processo de geração do desenvolvimento em escopos geográficos com características específicas, relacionadas a pequenas comunidades rurais. O objetivo geral foi propor e aplicar um sistema de indicadores construído de modo singular para evidenciar que as teorias do desenvolvimento alternativo e do desenvolvimento sustentável são capazes de revelar valores, práticas e costumes essenciais para maior sustentabilidade da agricultura familiar no Nordeste Brasileiro. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa que possibilitou a estruturação de um sistema de indicadores para ser aplicado em unidades e/ou em comunidades rurais que apresentem características similares à agricultura familiar, no tocante à forma de organização, à viabilidade e ao potencial emancipatório. E os procedimentos metodológicos adotados foram: levantamento bibliográfico; obtenção de dados primários, dados secundários e, a estruturação do Sistema de Indicadores do Desenvolvimento Alternativo e Sustentável para a Agricultura Familiar (DASAF) e aplicação na Comunidade Rural de Várzea Comprida dos Oliveiras localizada no município de Pombal/PB. Por fim, o resultado revelou que o valor do índice do sistema de indicadores DASAF foi igual a 0,5271. Com isto, demonstra-se que as práticas, os costumes, os valores que nutrem a existência da agricultura familiar, na comunidade apresentaram uma vinculação intermediária com o desenvolvimento alternativo e sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

SALES, R. M. M.; CÂNDIDO, G. A. Sistema de indicadores para aplicações na agricultura familiar na perspectiva do desenvolvimento alternativo: proposição e aplicação em comunidade rural. Gaia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/29511. Acesso em: 21 jan. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)