LETRAMENTO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: RESSIGFICANDO UMA PRÁTICA
Palavras-chave:
Práticas. Leitura. Escrita. Letramento.Resumo
Apresenta discussão acerca dos resultados de projeto ação desenvolvido em âmbito educacional objetivando reconhecer as contribuições de projetos de letramento para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita. Fundamentando-se em teorias da área do letramento, propõe a inserção dos alunos em práticas de uso da língua no cotidiano escolar, através de gêneros do universo acadêmico. Apresenta os resultados, considerados significativos, tendo em visto o desenvolvimento de ações de linguagem que promoveram o engajamento dos grupos de alunos em situações de uso, no cotidiano no qual estão inseridos, tanto na escrita quanto na oralidade. Há, ainda, indícios de contribuições no que tange ao protagonismo, foco das teorias de letramento. Ancorando-se em Kleiman (2000, 2007, 2008), Tinoco (2009), Rojo (2009), demonstra que o ensino de leitura e escrita, sob a perspectiva do letramento não necessita abandonar situações de linguagem ou gêneros textuais mais tradicionais, mas cabe à escola inserir os alunos, mostrar-lhes os caminhos para compreender essas situações como pertencentes a sua vida. Pelos resultados obtidos, contribui para a reflexão sobre práticas educativas mais significativas do ponto de vista do ensino de leitura e escrita como práticas de linguagem.Downloads
Referências
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donald. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.
DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção de Conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 4. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.
KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, Inês. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
______. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 10. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.
______. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v. 32, n 53, p.p. 1-25, Santa Cruz do Sul, dez 2007.
OLIVEIRA, Maria do Socorro; TINOCO, Glícia Azevedo; SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Natal: EDUFRN, 2014.
PETIT, Michéle. Os jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2008.
RIBEIRO, Vera Masagão. Uma perspectiva para o estudo do letramento: lições de um projeto de curso. IN: KLEIMAN, Angela B.; MATÊNCIO, Maria de Lourdes M. (Orgs.). Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2005. (Coleção Ideias sobre Linguagem)
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.
TINOCO, Glícia A. Usos sociais da escrita + projetos de letramento = ressignificação do ensino de língua portuguesa. In: Adair V. GONÇALVES; Milene BAZARIM (Orgs.) Interação, gêneros e letramento: a re-escrita . São Carlos: Editora Claraluz, p. 151-174, 2009, p.151-174.
VÓVIO, Cláudia Lemos; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Desafios metodológicos em pesquisas sobre letramento. IN: KLEIMAN, Angela B.; MATÊNCIO, Maria de Lourdes M. (Orgs.). Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2005. (Coleção Ideias sobre Linguagem)