LETRAMENTO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: RESSIGFICANDO UMA PRÁTICA

Autores

  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa
  • Symara Abrantes Oliveira Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras - PB
  • Maria Leuziedna Dantas Instituto Federal de Educação Tecnológica

Palavras-chave:

Práticas. Leitura. Escrita. Letramento.

Resumo

Apresenta discussão acerca dos resultados de projeto ação desenvolvido em âmbito educacional objetivando reconhecer as contribuições de projetos de letramento para o desenvolvimento de práticas de leitura e escrita. Fundamentando-se em teorias da área do letramento, propõe a inserção dos alunos em práticas de uso da língua no cotidiano escolar, através de gêneros do universo acadêmico. Apresenta os resultados, considerados significativos, tendo em visto o desenvolvimento de ações de linguagem que promoveram o engajamento dos grupos de alunos em situações de uso, no cotidiano no qual estão inseridos, tanto na escrita quanto na oralidade. Há, ainda, indícios de contribuições no que tange ao protagonismo, foco das teorias de letramento. Ancorando-se em Kleiman (2000, 2007, 2008), Tinoco (2009), Rojo (2009), demonstra que o ensino de leitura e escrita, sob a perspectiva do letramento não necessita abandonar situações de linguagem ou gêneros textuais mais tradicionais, mas cabe à escola inserir os alunos, mostrar-lhes os caminhos para compreender essas situações como pertencentes a sua vida. Pelos resultados obtidos, contribui para a reflexão sobre práticas educativas mais significativas do ponto de vista do ensino de leitura e escrita como práticas de linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa

Doutoranda e Mestre em Linguística pela UFPB\PROLING, pesquisadora nas áreas de Semântica e Linguística Aplicada. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB, atuando nos ensinosTécnico, Tecnológico e Licenciatura em Letras. Atua, também, como coordenadora de área do PIBID. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, metodologia do trabalho científico, formação e ensino linguagem de linguagem. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase no desenvolvimento da leitura fundamentando-se em teorias semânticas do texto e do discurso.

Symara Abrantes Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde de Cajazeiras - PB

Chefe de Planejamento SMS/CZ Membro do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas (CNPQ) Mestre em Sistemas Agroindustriais (UFCG) Especialista em Obstetrícia (FSM/CZ) Especialista em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde (UFF) Especialista em Gestão da AB e de Redes Microrregionais de Saúde (UFPB) Especialista em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (UFRN) Especialista em Gestão da Política de Alimentação e Nutrição (FIOCRUZ) Especialista em Saúde da Família (FIP) Graduada em Enfermagem (UFCG)

Maria Leuziedna Dantas, Instituto Federal de Educação Tecnológica

Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2010) e especialização em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é professora do ensino básico técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Letras com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: letramento, mediação da leitura, educação de jovens e adultos.

Referências

FREIRE, Paulo; MACEDO, Donald. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1994.

DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção de Conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 4. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.

KLEIMAN, Angela B.; SIGNORINI, Inês. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

______. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 10. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2008.

______. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, v. 32, n 53, p.p. 1-25, Santa Cruz do Sul, dez 2007.

OLIVEIRA, Maria do Socorro; TINOCO, Glícia Azevedo; SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Natal: EDUFRN, 2014.

PETIT, Michéle. Os jovens e a leitura. São Paulo: Editora 34, 2008.

RIBEIRO, Vera Masagão. Uma perspectiva para o estudo do letramento: lições de um projeto de curso. IN: KLEIMAN, Angela B.; MATÊNCIO, Maria de Lourdes M. (Orgs.). Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2005. (Coleção Ideias sobre Linguagem)

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

TINOCO, Glícia A. Usos sociais da escrita + projetos de letramento = ressignificação do ensino de língua portuguesa. In: Adair V. GONÇALVES; Milene BAZARIM (Orgs.) Interação, gêneros e letramento: a re-escrita . São Carlos: Editora Claraluz, p. 151-174, 2009, p.151-174.

VÓVIO, Cláudia Lemos; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Desafios metodológicos em pesquisas sobre letramento. IN: KLEIMAN, Angela B.; MATÊNCIO, Maria de Lourdes M. (Orgs.). Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. Campinas – SP: Mercado de Letras, 2005. (Coleção Ideias sobre Linguagem)

Downloads

Publicado

2017-06-19

Como Citar

UCHOA, S. A. de O.; OLIVEIRA, S. A.; DANTAS, M. L. LETRAMENTO E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: RESSIGFICANDO UMA PRÁTICA. Gaia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 4, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/30049. Acesso em: 24 jan. 2022.

Edição

Seção

Ciências Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)