Modelos tradicionais de cultura em espaços pós-modernos. O recorte da comunidade de Ibiraquera (SC) no olhar da Psicologia Ambiental

Autores

  • Rosa N. T. Jerônimo

Resumo

O presente artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado em Ciências Ambientais visando compreender o processo de apropriação do espaço dos habitantes da comunidade de Ibiraquera em Imbituba-SC, a partir dos modelos tradicionais de cultura em tempos pós-modernos. O enfoque teórico refere-se à Psicologia Ambiental, utilizando-se de uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, procedendo-se um estudo de caso que contemplou dez moradores pertencentes a famílias de pescadores artesanais e agricultores de subsistência. A principal técnica empregada para a coleta de dados consistiu na realização do relato de suas histórias de vida. As principais categorias de análise foram os modelos tradicionais da cultura açoriana e as questões referentes à pós-modernidade e ao turismo. Os resultados apresentam a apropriação das práticas culturais relacionadas à religiosidade, ao folclore e à culinária contrapondo-se aos modelos trazidos com a pós-modernidade que transformam o espaço sócio-cultural e afetivo dos habitantes de Ibiraquera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-10

Como Citar

JERÔNIMO, R. N. T. Modelos tradicionais de cultura em espaços pós-modernos. O recorte da comunidade de Ibiraquera (SC) no olhar da Psicologia Ambiental. Gaia Scientia, [S. l.], v. 3, n. 1, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/3346. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

New Section Title Here