Capital Social e a Perspectiva de Desenvolvimento Local em Rotas Turísticas em Área Rural

Autores

  • Cláudia Brazil Marques

Palavras-chave:

turismo, desenvolvimento local, capital social.

Resumo

O artigo aborda, em termos gerais, a problemática da capacidade em agregar capital social e promover o desenvolvimento econômico em roteiros turísticos rurais. Avalia-se o turismo como uma atividade com capacidade de gerar capital social, em determinadas comunidades, na medida em que este se insere num conjunto de esforços (institucional, cultural, político e econômico) que buscam a viabilização de uma participação mais qualificada e coletiva por parte dos cidadãos promovendo assim o desenvolvimento local. Dessa forma, o objetivo da pesquisa realizada foi analisar e comparar os níveis de capital social duas Rotas na Serra Gaúcha do Estado do Rio Grande do Sul, situadas na cidade de Bento Gonçalves- RS-Brasil, quais sejam: Rota Vale dos Vinhedos e Rota dos Caminhos de Pedra, a partir de informações preliminares, onde a Rota havia sido uma experiência de sucesso e o outro de fracasso, considerando a intensidade de capital social sob a ótica de suas respectivas dimensões. Para tanto, foi realizado um estudo de caso múltiplo, a partir de um conjunto de parâmetros capazes de analisar as diversas dimensões, categorias e indicadores sugeridos pela metodologia QI – MCS (Questionário Integrado para Medir Capital Social), proposta por Grootaert et. al. (2003). Os resultados obtidos com a realização do estudo apontam que a localidade que obteve sucesso na experiência de desenvolvimento tem maior intensidade de capital social, favorecendo as políticas e ações para geração do desenvolvimento local

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Publicado

2010-08-31

Como Citar

MARQUES, C. B. Capital Social e a Perspectiva de Desenvolvimento Local em Rotas Turísticas em Área Rural. Gaia Scientia, [S. l.], v. 4, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/3497. Acesso em: 15 nov. 2024.

Edição

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