Percepções sobre o consumo de quelônios no entorno do Parque Nacional do Araguaia, Tocantins: conhecimentos para conservação.

Autores

  • Adson Gomes Ataídes
  • Adriana Malvasio
  • Temis Gomes Parente

Palavras-chave:

Conservação, Quelônios, Importância socioeconômica, Comunidades tradicionais, Tocantins

Resumo

O presente estudo pretende contribuir para o aprofundamento dos conhecimentos sobre o consumo de quelônios, especialmente com relação à percepção dos habitantes do entorno do Parque Nacional do Araguaia-TO sobre a pesca, pescadores e estoques naturais desses répteis. Na abordagem sobre a percepção dos moradores, o trabalho privilegia a fonte oral. Através de entrevistas foi possível identificar que os quelônios, especialmente as espécies P. expansa e do gênero Chelonoidis, são utilizados como fonte de alimento de maneira freqüente pelos ribeirinhos do trecho estudado no Rio Javaés e eventualmente pelos moradores do Projeto de Assentamento Macaúba. Os resultados indicam que esses répteis também são importantes zooterápicos para os habitantes da área de estudo e ainda são usados como animais de estimação. Diante das falas dos moradores, presume-se que os estoques naturais de quelônios na área estudada estão diminuindo. A pesca/caça predatória foi apontada como um dos principais motivos desse declínio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-31

Como Citar

ATAÍDES, A. G.; MALVASIO, A.; PARENTE, T. G. Percepções sobre o consumo de quelônios no entorno do Parque Nacional do Araguaia, Tocantins: conhecimentos para conservação. Gaia Scientia, [S. l.], v. 4, n. 1, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/3705. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

New Section Title Here

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)