Avaliação das concentrações de metais pesados no sedimento, água e em Leucopternis lacernulata (gavião-pomba). Estudo de caso: Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro

Autores

  • Aldo Pacheco Ferreira

Resumo

O acúmulo de alguns metais pesados como cromo (Cr), cádmio (Cd), zinco (Zn), cobre (Cu), níquel (Ni) e chumbo (Pb) em gavião pomba (Leucopternis lacernulata), água e sedimentos coletados em sete estações ao longo da Baía de Sepetiba foi estudado. Esta baía recebe descargas de efluentes de áreas altamente industrializadas e regiões densamente povoadas. Amostras de água, sedimentos e gavião-pomba foram processadas e analisadas para metais pesados e os resultados mostraram que a concentração de metais pesados no sedimento foi maior que da água, enquanto o gavião-pomba acumulou mais destes metais que o sedimento. Os dois compartimentos analisados com mais um representante da avifauna local demonstrou a elevada exposição e da persistência de metais pesados no local estudado, impactando significativamente a saúde pública, e explica o incremento preocupante dos casos de câncer observados na população, na última década.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-20

Como Citar

FERREIRA, A. P. Avaliação das concentrações de metais pesados no sedimento, água e em Leucopternis lacernulata (gavião-pomba). Estudo de caso: Baía de Sepetiba, Rio de Janeiro. Gaia Scientia, [S. l.], v. 3, n. 2, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/3979. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

New Section Title Here