A Pesquisa em Educação Ambiental nas dissertações e teses das Pós-graduações no Brasil: O que estudos do tipo “estado da arte” revelam?

Autores

  • Daniele Cristina Souza
  • Antônio Fernandes Nascimento Jr.

Palavras-chave:

Revisão, Estado da Arte, Educação Ambiental, Pesquisa, Dissertações e Teses

Resumo

É trazida uma revisão de estudos “estado da arte” que analisaram a Educação Ambiental (EA) nas pós-graduações brasileiras. Apresenta-se uma síntese enfatizando as principais temáticas identificadas, visando fomentar uma discussão sobre a consolidação da EA na academia. Os trabalhos apresentados são fruto de levantamento bibliográfico na internet e nas referências bibliográficas de artigos de periódico e de eventos e em dissertações e teses. Os estudos “estado da arte” abrangeram as produções acadêmicas de 1981-2005, identificando a consolidação e irradiação da pesquisa em EA nas pós-graduações nas últimas décadas. Eles foram exploratórios proporcionando saber principalmente “o que há produzido”, “onde se produz” e “quais temáticas”, tendo caráter descritivo e preliminar, sem maiores detalhamentos ou inferências. Tais estudos foram realizados a partir da análise de resumos de dissertações e teses, por isso, são considerados em etapa inicial, sendo necessária a realização de análises mais aprofundadas dos trabalhos na íntegra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Como Citar

SOUZA, D. C.; NASCIMENTO JR., A. F. A Pesquisa em Educação Ambiental nas dissertações e teses das Pós-graduações no Brasil: O que estudos do tipo “estado da arte” revelam?. Gaia Scientia, [S. l.], v. 8, n. 1, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/4860. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais