Uso de índices de vegetação por sensoriamento remoto para estudos da caatinga: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n1.48862

Resumo

A caatinga se destaca pela grande área que ocupa pela biodiversidade. Pesquisas nesse bioma sobre mudanças climáticas, uso e ocupação das terras, biomassa e manejo florestal, dentre outras, são realizadas e o sensoriamento remoto se destaca como uma ferramenta de monitoramento a partir dos índices de vegetação. Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma revisão de literatura sobre os estudos realizados na caatinga que utilizam os índices de vegetação a partir do sensoriamento remoto e como são aplicados. A revisão seguiu as diretrizes do “Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA)”. Os artigos selecionados foram indexados nas bases Science Direct, Scopus e Web of Science. As palavras-chave “remote sensing”, “satellite”, “Vegetation Index” e “Caatinga” foram aplicadas na seleção de artigos. Inicialmente, 86 artigos foram encontrados: Science Diret (∑= 29), Scopus (∑=54) e Web of Science (∑=3). A combinação das palavras-chave proporcionou 39 artigos que estavam de acordo com os critérios de inclusão. Após a leitura dos resumos, 17 artigos foram meta-analisados. Em geral, o Índice de Vegetação pela Diferença Normalizada é o mais utilizado nos estudos, com os produtos orbitais do Satélite Landsat 5 e estudos relacionados ao tema das mudanças climáticas, enfatizando a necessidade de ações sustentáveis que possibilitem a preservação da caatinga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo José Carvalho Lopes, UPE - UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCOCAMPUS - PETROLINA

Graduado em geografia pela Universidade de Pernambuco no Campus Petrolina. Integrante do Grupo de Trabalho em Monitoramento Ambiental e Geotecnologia (GTMAGEO) vinculado ao grupo de pesquisa Sociedade e Natureza Vale do São Francisco. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Tendo Trabalhado nas subáreas da geografia física com uso das geotecnologias aplicadas ao estudos da desertificação, solos, cobertura vegetal e climatologia. Atualmente Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental para o Semiárido (PPGCTAS). Desenvolvendo trabalho com índices de vegetação aplicados na Caatinga e integrante do Laboratório de Física e Energias Renováveis (LFER).

Downloads

Publicado

2020-03-31 — Atualizado em 2021-05-20

Versões

Como Citar

LOPES, R. J. C.; SANTOS, A. M. dos .; ZLATAR, T. .; LIMA JÚNIOR , C. de. Uso de índices de vegetação por sensoriamento remoto para estudos da caatinga: uma revisão sistemática. Gaia Scientia, [S. l.], v. 14, n. 1, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2020v14n1.48862. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/48862. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais