Mobilidade urbana (in)sustentável na porção sul de João Pessoa, PB
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n2.62661Resumo
Embora seja nítida a relevância dos objetivos relacionados à mobilidade sustentável nas atuais agendas urbanas, na prática, o avanço da expansão urbana dispersa sobre áreas periurbanas, mal servidas de infraestrutura viária e de transporte público, revela sistemas de mobilidade ineficazes e cada vez mais centrados no uso do automóvel. Este artigo visa analisar a mobilidade urbana na porção sul de João Pessoa, PB, alvo recente de intensa produção imobiliária voltada à habitação de baixo custo. A pesquisa bibliográfica centrou-se na mobilidade urbana sustentável e suas formas de análise, sendo complementada pelas pesquisas documental e de campo. Como resultado, foram elencados seis aspectos relacionados à mobilidade urbana, a partir dos quais se constatou que o transporte público, na área, é restritivo quanto à oferta e frequência; as calçadas, paradas e terminais de ônibus não dispõem de condições adequadas de conforto e acessibilidade e as ciclofaixas são desconectadas da rede cicloviária geral e dos terminais locais, demonstrando que as agendas urbanas e as legislações são inefetivas no sentido de integrar a mobilidade ao ordenamento territorial ou de implementar políticas públicas que promovam o acesso à cidade, disponibilizando sistemas de mobilidade urbana mais justos, inclusivos, eficientes, logo, mais sustentáveis.