Diretrizes para o planejamento ambiental: uma contribuição para a microbacia hidrográfica de Apipucos – Recife, Pernambuco, Brasil

Autores

  • Silvana Paula Valdevino da Silva IFPE
  • Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Marília Regina Costa Castro Lyra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Hernande Pereira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n4.64363

Resumo

O planejamento ambiental é fundamental no enfrentamento aos eventos extremos das mudanças climáticas e das transformações oriundas de ações antrópicas, que cada vez mais influenciam nas mudanças da paisagem urbana. O presente artigo buscou analisar a paisagem da Microbacia hidrográfica de Apipucos, Recife, Pernambuco, com base na sua sustentabilidade, de forma a apontar diretrizes para o planejamento ambiental. A área de estudo, Microbacia de Apipucos, está localizada na zona noroeste do Recife, com alta densidade populacional e fragmentos de áreas protegidas. Classificada como pesquisa aplicada com dados primários e secundários e aplicação das técnicas de análise da paisagem e análise de constelação. Observou-se a hierarquia das camadas físico-ambiental e o espraiamento das ocupações irregulares em áreas vulneráveis e suscetíveis a desastres naturais, apresentando relações conflitantes entre os interesses sociais e a proteção ambiental. A relação entre os agentes, instrumentos normativos e instituições, demonstrou a existência de políticas, planos e programas desenvolvidas com relevante observância ao planejamento ambiental, contudo carentes de articulação. Urge a necessidade de conectar o planejamento ambiental aos objetivos da Agenda 2030, alicerçados na governança, difusão do conhecimento, geração de empregos e renda e habitabilidade. Por fim, recomenda-se introduzir nos planejamentos as diretrizes com ações e responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

VALDEVINO DA SILVA, S. P.; CAMINHA MENDES DE OLIVEIRA CARVALHO, R. M.; COSTA CASTRO LYRA, M. R.; PEREIRA DA SILVA, H. Diretrizes para o planejamento ambiental: uma contribuição para a microbacia hidrográfica de Apipucos – Recife, Pernambuco, Brasil. Gaia Scientia, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 134–156, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n4.64363. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/64363. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais