Ecologia de riachos: delineando planos amostrais para compreensão dos efeitos de uso da terra sobre comunidades aquáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n4.64902

Resumo

Riachos são sistemas aquáticos lóticos que perfazem até 70% das redes de drenagem, mas são negligenciados e frequentemente desviados, poluídos e canalizados frente às necessidades de crescimento e ocupação da terra por atividades antrópicas. Por conseguinte, o objetivo da presente pesquisa buscou delinear uma proposta de plano amostral para compreender os efeitos do uso da terra sobre as comunidades aquáticas, abarcando como estudo de caso a bacia hidrográfica do rio Itajaí-mirim (SC). Para tanto foram realizadas uma revisão bibliográfica, utilizando as palavras-chave com destaque aos principais parâmetros de análise de paisagem e sua influência sobre a comunidade de invertebrados; e, aplicação prática de escolha de parâmetros de paisagem mais adequados para escolha de riachos. Foram retidos para extração das métricas de análise de paisagem, 33 artigos em duas bases de dados. Atendendo aos critérios estabelecidos foram selecionadas 21 sub-bacias, das quais determinaram-se 12 prediletas, após atividade de campo. Salienta-se que elencar critérios para compreender a influência do solo sobre as comunidades aquáticas, associando métricas de geoprocessamento e atividade de campo para posterior validação em unidade de referência, são doravante contributivas na composição de um delineamento amostral eficiente, eficaz e de possível replicação para demais áreas investigadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Bohn Vieira, Universidade do Vale do Itajaí, Univali

Doutoranda em Ciências e Tecnologias Ambientais pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Mestra em Ciências Ambientais pelo Instituto Federal Catarinense (2020), Bióloga, bacharel e licenciada, pelas Universidades, UNOESC e UNERJ (2005/2008), Especialista em Ciências Biológicas e Educação Ambiental (2010). Membro do grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ciências e Geotecnologias do Instituto Federal Catarinense e do Grupo de Conservação dos Ecossistemas Costeiros, da Universidade do Vale do Itajaí.

Vinícius Soares Correa da Costa, Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

Mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental (UNIVALI), Graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2016). Faz parte do Grupo de Pesquisa do CNPq: Conservação dos Ecossistemas Costeiros.

Vivian de Mello Cionek, Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

Graduação em Ciências Biológicas (2007) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (2011), Mestrado (2010) e Doutorado (2016) em Ciências Ambientais pelo Programa em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais na Universidade Estadual de Maringá. Professora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Univali de Itajaí.

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense, IFC

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Lider do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Ciências e Geotecnologias e coordenador local do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia - ProfGEO (Brusque). 

Joaquim Olinto Branco, Universidade do Vale do Itajaí, Univali.

Biólogo, Mestre (1991) e Doutor em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (1996); Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Pós-Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor titular da Universidade do Vale do Itajaí.

Downloads

Publicado

2022-12-29

Como Citar

BOHN VIEIRA, I. C.; CORREA DA COSTA, V. S. .; CIONEK, V. de M. .; WERNECK RIBEIRO, E. A. .; BRANCO, J. O. Ecologia de riachos: delineando planos amostrais para compreensão dos efeitos de uso da terra sobre comunidades aquáticas. Gaia Scientia, [S. l.], v. 16, n. 4, p. 33–52, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.1981-1268.2022v16n4.64902. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/gaia/article/view/64902. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

Ciências Ambientais