Educação Ambiental e OS 3 R’s: Confeccionando Brinquedos para Entender a Problemática do Lixo em Comunidades do Litoral Norte da Paraíba
Abstract
A Educação Ambiental Não Formal visa promover a sensibilização e o resgate de valores e atitudes em comunidades tradicionais e grupos sociais, através de ações direcionadas especificamente para os atores envolvidos. É notório que estes tipos de comunidades lidam diretamente com recursos naturais de forma intrínseca, de onde retiram parte de seu sustento. Porém, no cotidiano, toda ação humana causa algum tipo de impacto no ambiente, sendo um dos principais a produção de resíduos, nesse caso, o lixo domiciliar, que é constituído por embalagens de gêneros alimentícios e que acabam se espalhando pela comunidade. A forma inadequada de acondicionamento, deposição e a falta de coleta pública nestas localidades, são os maiores fatores de agravamento desta problemática. Mudanças buscando reverter esta situação são necessárias, através da sensibilização, porém, uma mudança de percepção, valores e atitudes no público adulto demanda um processo longo e contínuo pela rigidez cognitiva, o que provoca dificuldades de aceitação de novos conhecimentos e, principalmente, os que interferem em suas atitudes cotidianas. Por esta razão, as crianças foram o público alvo da presente intervenção, pois estão em pleno processo cognitivo de desenvolvimento de conceitos, valores, saberes e atitudes, o que permite a aceitação pelo novo e também, uma mudança de percepção sobre a problemática, tornando-as multiplicadoras dentro da comunidade. Tal público também foi escolhido por solicitação das lideranças locais nestas comunidades. Objetivando trazer novas concepções ao público infantil das comunidades tradicionais de Lagoa de Praia no município de Rio Tinto e do Assentamento Agrícola Oiteiro de Miranda no município de Lucena, ambos no Litoral Norte do Estado da Paraíba, foi realizada uma oficina de sensibilização em cada comunidade. Especificamente, as oficinas tiveram o intuito de reconstruir valores e atitudes sobre a forma de lidar com os resíduos sólidos produzidos nestas comunidades, através do conhecimento sobre a sistêmica dos 3 R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar). A presente intervenção teve caráter Qualitativo, em virtude de lidar com crenças, valores, saberes e aprendizados, utilizando as metodologias da Observação Participante Não Diretiva para coleta de dados necessários ao planejamento das ações da pesquisa e para intervenção direta com a Ecopedagógica e a Expositiva/Dialógica nas oficinas teóricas-práticas de sensibilização para reconstrução de saberes, além do momento de prática de aplicabilidade do reaproveitamento de alguns dos resíduos, constituindo uma práxis ambiental, para estímulo de comportamentos ambientalmente responsáveis quanto ao lixo. Conclui-se com a presente pesquisa empírica, que a metodologia aplicada trouxe suporte ao planejamento das atividades e alcance dos resultados esperados nas duas comunidades, com interação do público alvo, tornando-os multiplicadores ambientais em suas localidades e, também, com agregação de valores simbólicos infantis aos brinquedos produzidos, já que os protagonistas na confecção dos mesmos foram às próprias criançasDownloads
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