Educação Ambiental e OS 3 R’s: Confeccionando Brinquedos para Entender a Problemática do Lixo em Comunidades do Litoral Norte da Paraíba

Autores

  • Eduardo Beltrão de Lucena Córdula PRODEMA/UFPB
  • Glória Cristina Cornélio do Nascimento PRODEMA/UFPB

Resumo

A Educação Ambiental Não Formal visa promover a sensibilização e o resgate de valores e atitudes em comunidades tradicionais e grupos sociais, através de ações direcionadas especificamente para os atores envolvidos. É notório que estes tipos de comunidades lidam diretamente com recursos naturais de forma intrínseca, de onde retiram parte de seu sustento. Porém, no cotidiano, toda ação humana causa algum tipo de impacto no ambiente, sendo um dos principais a produção de resíduos, nesse caso, o lixo domiciliar, que é constituído por embalagens de gêneros alimentícios e que acabam se espalhando pela comunidade. A forma inadequada de acondicionamento, deposição e a falta de coleta pública nestas localidades, são os maiores fatores de agravamento desta problemática. Mudanças buscando reverter esta situação são necessárias, através da sensibilização, porém, uma mudança de percepção, valores e atitudes no público adulto demanda um processo longo e contínuo pela rigidez cognitiva, o que provoca dificuldades de aceitação de novos conhecimentos e, principalmente, os que interferem em suas atitudes cotidianas. Por esta razão, as crianças foram o público alvo da presente intervenção, pois estão em pleno processo cognitivo de desenvolvimento de conceitos, valores, saberes e atitudes, o que permite a aceitação pelo novo e também, uma mudança de percepção sobre a problemática, tornando-as multiplicadoras dentro da comunidade. Tal público também foi escolhido por solicitação das lideranças locais nestas comunidades. Objetivando trazer novas concepções ao público infantil das comunidades tradicionais de Lagoa de Praia no município de Rio Tinto e do Assentamento Agrícola Oiteiro de Miranda no município de Lucena, ambos no Litoral Norte do Estado da Paraíba, foi realizada uma oficina de sensibilização em cada comunidade. Especificamente, as oficinas tiveram o intuito de reconstruir valores e atitudes sobre a forma de lidar com os resíduos sólidos produzidos nestas comunidades, através do conhecimento sobre a sistêmica dos 3 R’s (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar). A presente intervenção teve caráter Qualitativo, em virtude de lidar com crenças, valores, saberes e aprendizados, utilizando as metodologias da Observação Participante Não Diretiva para coleta de dados necessários ao planejamento das ações da pesquisa e para intervenção direta com a Ecopedagógica e a Expositiva/Dialógica nas oficinas teóricas-práticas de sensibilização para reconstrução de saberes, além do momento de prática de aplicabilidade do reaproveitamento de alguns dos resíduos, constituindo uma práxis ambiental, para estímulo de comportamentos ambientalmente responsáveis quanto ao lixo. Conclui-se com a presente pesquisa empírica, que a metodologia aplicada trouxe suporte ao planejamento das atividades e alcance dos resultados esperados nas duas comunidades, com interação do público alvo, tornando-os multiplicadores ambientais em suas localidades e, também, com agregação de valores simbólicos infantis aos brinquedos produzidos, já que os protagonistas na confecção dos mesmos foram às próprias crianças

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Beltrão de Lucena Córdula, PRODEMA/UFPB

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPB; Especialista em Supervisão Escolar pelo IESP; Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPB; Pesquisador do GEPEA/GEPEC do Centro de Educação da UFPB, Campus I; Diretor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA) de Cabedelo-PB; Presidente da Ong MAR Movimento de Arte e Apoio a Sobrevivência Cultural; Integrante da Ong Maré Produções Artísticas e Culturais. Educador Socioambiental, escritor e pesquisador atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental (formal e informal), educação formal, meio ambiente.

Glória Cristina Cornélio do Nascimento, PRODEMA/UFPB

Doutoranda PRODEMA/UFPB, Mestre PRODEMA/UFPB, Licenciada em Biologia (UNAVIDA), Técnica Ambiental (IFPB), Bolsista CNPq

Referências

ABÍLIO, F. J. P.; SATO, M. Métodos Qualitativos e Técnicas de Coletas de Dados em Pesquisas com Educação Ambiental. In: ABÍLIO, F. J. P.; SATO, M. Educação Ambiental: do currículo da educação básica às experiências educativas no contexto do Semiárido Paraibano. João Pessoa, PB: Ed. Universitária da UFPB, 2012, p.19-76.

BRASIL. Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisas Envolvendo Seres Humanos. Brasília: CNS/MS, 1996. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/bioetica/res19696.htm>. Acesso em: 21 fev. 2009.

______. Política Nacional de Educação Ambiental – Lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999. Senado Federal, Brasília, DF: Senado Federal, 1999. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4281.htm>. Acesso em 09 out. 2012.

CÓRDULA, E. B. L. Educação Ambiental Integradora – EAI. Cabedelo, PB: EBLC, 2010, CD-ROM.

______. Oficinas Ecopedagógicas na Formação do Ecocidadão. Cabedelo, PB: EBLC, 2011a.

______. As crianças e a violência na escola: espelhos da sociedade. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos-SP, v. 5, no. 2, nov. 2011b, p.256-266. Disponível em: <http://www.reveduc.ufscar.br>. Acesso em: 30 nov. 2011.

______. O Ser Humano Planetário (Homo affectus holostemicus): da concepção à formação do educando. In: CANANÉA, F. A. Diálogos Educacionais Contemporâneos. João Pessoa, PB: IMPRELL, 2012a, p.31-38.

______. Homo sapiens affectus: em busca do futuro da humanidade/Eduardo Beltrão de Lucena Córdula. Cabedelo, PB: EBLC, 2012b.

______. O Simbolismo na Transdisciplinaridade: para uma nova percepção socioambiental. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, Curitiba-PR, vol. 3, n° 2, jun./dez. 2013, p.188-201.

CÓRDULA, B. L.; NASCIMENTO, G. C. C. Sociedade, Natureza e Sustentabilidade: a transversalidade das questões ambientais. Cabedelo, PB: EBLC, 2013a.

______; ______; Educação Ambiental e os 3R’s: confeccionando brinquedos para entender a problemática do lixo em comunidades do Litoral Norte da Paraíba. In: ENCONTRO PARAIBANO DE ESTUDOS SOBRE GEODIVERSIDADE, 1., 2013, João Pessoa-PB. Resumos... João Pessoa-PB: GeodiversidadePB, 2013b.

CÓRDULA, E. B. L.; ABÍLIO, F. J. P. Sensibilização dos Agricultores para Adoção de Práticas Agroecológicas em um Assentamento Agrícola no Município de Lucena, Paraíba, Brasil. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 6., 2013, João Pessoa-PB. Anais... João Pessoa-PB: Ed. Universitária da UFPB, 2013.

DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9ª ed. São Paulo: Gaia, 2004.

DIEGUES, A. C. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo: Hucitec, 2004.

FRITZEN, Silvino José. Dinâmicas de Recreação e Jogos. 14ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996, 70p.

GADOTTI, M. A Ecopedagogia como pedagogia apropriada ao processo da Carta da Terra. Fórum Nacional de Pedagogia – UFMT, 2000. Disponível em: <http://www.ufmt.br/revista/arquivo/rev21/moacir_gadotti.htm>. Acesso em: 21 mar. 2009.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1989.

HALAL, C. Y. Ecopedagogia: uma nova educação. Revista de Educação, São Paulo, v. XII, n° 14, 2009, p. 87-103.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MACHADO, J. R. M.; NUNES, M. V. S. 120 Dinâmicas de Grupo: para viver, conviver e se envolver. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SIAULYS, M. O. C. Brincar para Todos. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial, 2005.

SILVA, T. S.; SOUZA, J. R. Experiência Prática do Projeto de Educação Ambiental: a Construção de Brinquedos com Materiais Recicláveis na Escola Estadual Sérgio de Freitas Pacheco - Será que lixo é lixo? Observatorium - Revista Eletrônica de Geografia, Uberlândia-MG, v.3, n.8, dez. 2011, p.164-172. Disponível em: <http://www.observatorium.ig.ufu.br/pdfs/3edicao/n8/8.pdf>. Acesso em: 23 set. 2013.

TERRA, E. M.; DORSA, A. C. As comunidades tradicionais, história, tradições, memória e perspectivas de desenvolvimento sustentável. In: SEMINÁRIO DOS POVOS INDÍGENAS E SUSTENTABILIDADE, 4., 2011, Campo Grande-MS. Anais... Campo Grande-MS: Universidade Católica de Dom Bosco, 2011. Disponível em: <http://www.neppi.org> Acesso em: 15 mai. 2013.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-05-06

Como Citar

Beltrão de Lucena Córdula, E., & Cornélio do Nascimento, G. C. (2014). Educação Ambiental e OS 3 R’s: Confeccionando Brinquedos para Entender a Problemática do Lixo em Comunidades do Litoral Norte da Paraíba. Revista Estudos Geoambientais, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/geo/article/view/17835