Notas sobre o ensaio em Theodor W. Adorno

Autores

  • Alexandre Marioto Botton

Palavras-chave:

Ensaio, Literatura, Teoria crítica

Resumo

RESUMO A maioria dos textos que compõem a coletânea intitulada Notas de literatura, do filósofo alemão Theodor W. Adorno faz parte de uma produção que extrapola os âmbitos acadêmicos. Nela figuram palestras radiofônicas e vários textos anteriormente publicados em revistas. Contudo, “O ensaio como forma” foi escrito especialmente para o primeiro volume de Notas de literatura e é, por assim dizer, um de seus mais afamados ensaios. Ao que pese a defesa da forma ensaística como expressão de um modelo teórico especialmente envolvido com o objeto a ponto de destacar as singularidades deste, o ensaio é pensado como produção teórica: talvez a que mais se aproxime da singularidade da produção literária, sem confundir-se com ela. Destaca-se, assim no texto que segue, o caráter eminentemente conceitual do ensaio – o qual não se fecha sob um método pré-estabelecido nem abandona o proceder metodológico – e sua tentativa de falar sobre aquilo que, segundo Wittgenstein, se deveria calar. Palavras–chave: Ensaio, Literatura, Teoria crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1988.

_______. Observações sobre o pensamento filosófico. In. Palavras e sinais. Modelos críticos 2. Trad. Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 19.

________. O ensaio como forma. In. Notas de literatura. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: editora 34, 2003. p. 15-45.

________. Sobre a ingenuidade épica. In. Notas de literatura. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: editora 34, 2003. p. 47- 54.

________. Palestra sobre lírica e sociedade. In. Notas de literatura. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: editora 34, 2003. p. 65-89.

________. O artista como representante. In. Notas de literatura. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: editora 34, 2003. p. 151-164.

________. Presupuestos. In. Notas sobre literatura. Trad. Alfredo Brotons Munõz. Madrid: Akal, 2009 a.

________. Dialética Negativa. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro, Zahar, 2009 b.

DESCARTES. René. Meditações. Trad. J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KANT. Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Valério Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

KOTHE, Flavio. Benjamin e Adorno: confrontos. São Paulo: Ática, 1978.

SANSEVERINO, Antonio. Pequenas notas sobre a escrita do ensaio. História Unisinos, nº 08, vol. 10. 2004. p. 97-106.

GUERINI, Andréia. A teoria do ensaio: reflexões sobre uma ausência. Anuário de Literatura, nº 08, 2000, p. 11-27.

Downloads

Publicado

03.04.2012

Edição

Seção

Artigos do Dossiê