Intertextualidade, metaficção historiográfica e paródia pós-moderna em diálogo com a tradição dos romances históricos em Netto perde sua alma

Autores

  • Mateus da Rosa PEREIRA Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave:

Romance histórico, Paródia pós-moderna, Intertextualidade

Resumo

O presente artigo analisa como o romance histórico Netto perde sua alma, do autor gaúcho Tabajara Ruas, articula uma perspectiva característica do século XXI em diálogo com a tradição do romance histórico clássico tal como inaugurada por Walter Scott e teorizada por Georg Lukács (1983). O ponto de partida das análises é a relação entre a caracterização do protagonista da narrativa, General Antônio de Souza Netto, e a representação do passado, sendo que a atualidade da forma da obra literária se justifica pelo uso consciente de múltiplos intertextos alicerçados nos conceitos de paródia pós-moderna e da metaficção historiográfica, de acordo com as definições de Linda Hutcheon (1985, 1988, 1989, 1991). Uma das conclusões do estudo é que a forma fragmentária da obra, seu ponto de vista intimista e seu narrador de estatuto por vezes questionável são traços responsáveis pela sua atualidade, pois articulam uma visão contemporânea da relação dos sujeitos com o processo histórico, que está se tornando uma experiência cada vez mais individualizada e fragmentária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Flávia Adriana. Ficções sobre o general Netto: história, literatura e cinema. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras), PUCRS, Porto Alegre, RS.

BALDERSTON, Daniel (Org.). The historical novel in Latin America. Hispamerica, Tulane University, 1986.

DISTANTE, Carmelo. Prefácio de A divina comédia de Dante Aliguieri. Trad. Italo Eugenio Mauro. São Paulo: Editora 34, 1998.

HUTCHEON, Linda. A Theory of Parody: the teachings of twentieth-century art forms. Londres: Methuen, 1985.

______. A Poetics of Postmodernism: history, theory, fiction. Nova Iorque e Londres: Routledge, 1988.

______. The Politics of Postmodernism. Londres: Routledge, 1989.

______. A poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

JAMESON, Fredric. Postmodernism, or, The Cultural Logic of Late Capitalism. New Left Review, 146. 1984. p. 53-92.

LUKÁCS, Georg. The Historical Novel. Trad. Hannah e Stanley Mitchell. Lincoln e Londres: Universidade do Nebraska, 1983.

MENTON, Seymour. La nueva novela histórica de La América Latina, 1979-1992. México: Fondo de Cultura Económica, 1993.

PORTO ALEGRE, Aquiles. Antonio de Souza Netto. In. Homens Ilustres do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Erus, s.d., p. 33-36.

ROSA, Othelo. Antonio de Souza Netto. In. ______. Vultos da epopeia farroupilha. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1935. p. 37-46.

RUAS, Tabajara. Netto perde sua alma. 6.ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

SHAKESPEARE, William. Ricardo III. Trad. Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre: L&PM, 2007.

SOUZA, Beto e Tabajara Ruas. Netto perde sua alma. Manaus: Europa Filmes, 2003; Rio Filmes e Piedra Sola Produções, 2001.

VARELA, Alfredo. História da grande revolução. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1933. p. 105-120.

Downloads

Publicado

07.10.2012