Publicidade, adaptação e transmídia: a composição da narrativa do cinema infantil brasileiro no final da década de 1980

Autores

  • Rafael José Bona FURBI/UNIVALI

Palavras-chave:

Publicidade, Adaptação, Transmídia, Cinema, Os Trapalhões

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar uma obra infantil cinematográfica nacional, representativa do perfil dos filmes do final da década de 1980: O casamento dos Trapalhões (1988, José Alvarenga Júnior). Os objetivos específicos são: identificar as referências do filme sob a ótica das transposições/adaptações; analisar a publicidade inserida nesse filme; e identificar elementos transmídia na obra. Parte-se do pressuposto que muitos dos filmes do antigo grupo humorístico Os Trapalhões, além de introduzirem os jovens espectadores ao contato com outras obras, também praticavam um exercício publicitário, e se utilizavam de técnicas de transmídia e adaptação. A obra é analisada, principalmente, por meio de conceitos dos autores Seger (2007), Jenkins (2009) e Hutcheon (2013). Como principal resultado, constata-se que a obra faz uma adaptação alusiva a um filme dos EUA dos anos de 1950 (Sete noivas para sete irmãos, dir. Stanley Donen, 1954), insere a publicidade de forma (in)discreta no contexto narrativo e sua principal técnica transmídia está relacionada ao nexo com os personagens da televisão e dos quadrinhos do grupo Os Trapalhões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANCINE. Agência Nacional do Cinema. Disponível em: <https://www.ancine.gov.br>. Acesso em: 25 jul. 2018.

AUMONT, J.; MARIE, M. A análise do filme. Trad.: Marcelo Félix. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011.

BARRETO, J. Mussum forévis: samba, mé e Trapalhões. São Paulo: Leya, 2014.

BONA, R. J. Os Trapalhões e a comunicação midiática: a concepção de uma narrativa transmídia made in Brazil. 199 p. Tese de Doutorado (Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), Curitiba, 2016.

CASTRO, V. J. A publicidade e a primazia da mercadoria na cultura do espetáculo. In.: COELHO, C. N. P.; CASTRO, V. J. (Orgs.). Comunicação e sociedade do espetáculo. São Paulo: Paulus, 2006. p. 109-127.

COMPARATO, D. Da criação ao roteiro: teoria e prática. São Paulo: Summus, 2009.

HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Trad.: André Cechinel. 2a ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2013.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Trad.: Susana Alexandria. 2a ed. São Paulo: Aleph, 2009.

KINDER, M. Playing with power in movies, television, and video games: from Muppet Babies to Teenage Mutant Ninja Turtles. California (USA): University of California Press, Ltd, 1991.

LUNARDELLI, F. Ô psit! O cinema popular dos Trapalhões. Porto Alegre (RS): Artes e Ofícios, 1996.

RAMOS, J. M. O. Cinema, televisão e publicidade: cultura popular de massa no Brasil nos anos 1970-1980. 2a ed. São Paulo: Annablume, 2004.

SCOLARI, C. A. Hipermediaciones: elementos para una teoría de la comunicación digital interactiva. Barcelona: Editorial Gedisa, 2008.

______. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. 2a ed. Barcelona: Centro Libros PAPF, 2013.

SEGER, L. A arte da adaptação: como transformar fatos e ficção em filme. São Paulo: Bossa Nova, 2007.

STAM, R. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro. Florianópolis, n. 51, jul./dez. 2006, p. 19-53.

STRASBURGER, V. C.; WILSON, B. J.; JORDAN, A. B. Crianças, adolescentes e a mídia. 2a ed. Porto Alegre: Penso, 2011.

TRINDADE, E. Propaganda, identidade e discurso: brasilidades midiáticas. Porto Alegre: Sulina, 2012.

VANOYE, F. GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Trad.: Marina Appenzeller. 7a ed. Campinas, SP: Papirus Editora, 2012.

Downloads

Publicado

11.09.2018