Sergio Bianchi: a política do desbunde

Autores

  • Ricardo Mendes Mattos USP

Palavras-chave:

Desbunde, Marginal, Revolução Sexual, Anarquia, Contracultura

Resumo

O desbunde representou uma alternativa política da juventude brasileira da década de 1970, descontente com os destinos da esquerda armada e entusiasmada com as possibilidades do movimento contracultural estadunidense. Discutem-se as características da política do desbunde no cineasta Sergio Bianchi, a partir da análise de personagens de dois de seus filmes: Antônio Cesar (Romance, 1988) e Jairo Mendes (Jogo das Decapitações, 2013). Conclui-se haver no desbunde de Bianchi uma perspectiva artística que inaugura novas formas de pensar e retratar a realidade de forma concreta, crítica e criativa; uma postura política que não se deixa capturar pelos fáceis rótulos da direita ou da esquerda, com feições libertárias de combate ao Estado; além de grande apreço por ações terroristas e práticas marginais, salpicadas pela vivência da liberdade sexual que denuncia o controle dos corpos pelo cristianismo.

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Biografia do Autor

Ricardo Mendes Mattos, USP

Doutor em Psicologia Social da Arte pela Universidade de São Paulo. E-mail: ricardomendesmattos@gmail.com

Referências

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Publicado

11.09.2018