A poética do iconotexto: um entre-lugar para texto e imagem em Bathé-Baby, de António de Alcântara Machado

Autores

  • Lucas da Cunha Zamberlan UFSM

Palavras-chave:

Pathé-Baby, António de Alcântara Machado, Iconotexto, Intermidialidade, Modernismo

Resumo

Este trabalho objetiva analisar as inter-relações entre imagem e texto no livro Pathé-Baby (1926), de António de Alcântara Machado. Para tanto, foi recrutado um aporte teórico oriundo dos estudos sobre a intermidialidade, a partir do conceito de iconotexto proposto por Liliane Louvel em A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto (2006) e Nuanças do pictural (2012). Considerando os resultados obtidos, avaliam-se, de maneira geral, as potencialidades imagéticas proporcionadas pelo discurso verbal e, em particular, os variados graus de picturalidade existentes nas descrições da obra, o que caracteriza, de forma intrincada, o florescimento de uma poética do iconotexto na narrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Cunha Zamberlan, UFSM

Doutor em Letras – Estudos Literários – pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: lucaszamberlan@yahoo.com.br

Referências

CÁNEPA, Laura Loguercio. Expressionismo alemão. In: MARCARELLO, Fernando (org.) História do cinema mundial. São Paulo: Editora Papirus, 2012.

LOUVEL, Liliane. A descrição “pictural”: por uma poética do iconotexto. In: ARBEX, Márcia (org.) Poéticas do Visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, 2006.

______. Nuanças do pictural. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Tradução de Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

MACHADO, António de Alcântara. Pathé-Baby: Edição fac-similar comemorativa dos 80 anos da Semana de Arte Moderna (1922-2002). Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Livraria Garnier, 2002.

PESSOA, Fernando. Fernando Pessoa: antologia poética. Porto Alegre: Leitura XXI, 2006.

SEVCENKO, Nicolau. Orfeu estático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das letras, 2003.

SÜSSEKIND, Flora. O cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

11.09.2018