O xamanismo na literatura indígena brasileira: da autoexpressão e autoafirmação identitárias ao criticismo social e à resistência política: notas desde A queda do céu: palavras de um xamã yanomami, de Davi Kopenawa e Bruce Albert

Autores

  • Leno Francisco Danner UNIR
  • Julie Dorrico UNIR

Palavras-chave:

Literatura, Xamanismo, Autoafirmação, Resistência-Luta

Resumo

Argumentamos que a literatura indígena brasileira recente tem se servido do xamanismo como correlação de autoafirmação e de autoexpressão identitárias, em que a própria base antropológico-ontológica e sociocultural comunitária é ativada e utilizada como substrato da compreensão e da manifestação do indígena por si mesmo, e, a partir daqui, como ferramenta epistemológico-normativa de resistência cultural e de luta política relativamente à modernização imposta tecnocraticamente, assim como à violência e à negação sofridas enquanto minoria sociocultural. O xamanismo, reestilizado como voz-práxis literária, permite o reconectar-se e o enfatizar-se da tradição, do eu-nós coletivo (que se torna o eu-nós lírico) do discurso¬-práxis indígena, em que esse mesmo eu-nós fala por si mesmo e desde si mesmo, sem mediações políticas e cientificistas. Nesse sentido, o xamanismo na e como literatura indígena permite a voz-práxis do eu-nós comunitário, calcado na tradição ancestral, enfatizando-a como fundamento de si e utilizando-a como substrato da crítica e da luta públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leno Francisco Danner, UNIR

Doutor em Filosofia (PUC_RS). Professor de Filosofia e de Sociologia no Departamento de Filosofia da Funda-ção Universidade Federal de Rondônia UNIR)

Julie Dorrico, UNIR

Doutoranda em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católi-ca do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Estudos Literários e Licenciada em Letras Português e suas res-pectivas Literaturas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Referências

ALBERT, Bruce. “O ouro canibal e a queda do céu: uma crítica xamânica da economia política da natureza”. In: Série Antropologia, n. 174, 1995.

ALBERT, Bruce. “Postscriptum: quando eu é um outro (e vice-versa)”, p. 512-549. In: KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

ALMEIDA, Maria Inês de. “A escrita da comunidade ou um estilo indígena na literatura do Brasil”.In: PERES, Ana Maria Clark (org.).O estilo na contemporaneidade.Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005, v.1, p. 97-106. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/poslit>.

ALMEIDA, Maria Inês de. Desocidentada: experiência literária em terra indígena. -Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

ALMEIDA, Maria Inês de; QUEIROZ, Sônia. (org.). Na captura da voz – as edições da narrativa oral no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica; FALE/UFMG, 2004.

BONVINI, Emilio. “Textos orais e texturas orais”. In: Queiroz, S. A tradição oral. FALE/UFMG, 2006. p. 5-24.

CLIFFORD, James. A experiência etnográfica: antropologiae literatura no século XX.Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008.

COSTA, Suzane Lima. “Povos indígenas e suas narrativas autobiográficas”. In: Estudos Linguísticos e Literários, n. 50, p. 65-82, jul-dez, Salvador, 2014. 231

Revista Graphos, Vol. 20 n. 1, 2018 | UFPB/PPGL | ISSN 1516-1536

COSTA, Suzane Lima; XUCURU-KARIRI, Rafael. “Conversações sobre povos indígenas em práxis autobiográficas”. In: Pontos de Interrogação, v.4, n.2, jul./dez, p. 85-98, Bahia, 2014.

D'ANGELIS, Wilmar da Rocha. Como nasce e por onde se desenvolve uma tradição escrita em sociedades de tradição oral? Campinas: Curt Nimuendajú, 2007.

DORRICO, Julie. “A mídia e a literatura como ferramenta de autoafirmação e re-existência dos povos indígenas na contemporaneidade”. In: CEI, Vitoret al. O que resta das jornadas de junho. Porto Alegre: Editora Fi, 2017.

FEIL, Roselene Berbigeier. “O (não) lugar do indígena na “literatura brasileira”: por onde começar a inclusão?” In: Boitatá (Londrina),p. 122-137, 2011.

FERNANDES, EstevãoRafael. “Ensino de filosofia e cultura amazônica: Uma apologia aos saberes periféricos”. In: DANNER, L. F. (Org.). Ensino de Filosofia e Interdisciplinaridade. Porto Alegre: Editora Fi, 2013, p. 124-148.

FINNEGAN, Ruth. “O significado da literatura em culturas orais”. In: QUEIROZ, S. (Org.) A tradição oral.FALE/UFMG, 2006. p. 64-102.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil.Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

GIDDENS, Anthony. Para além da direita e da esquerda: o futuro da política radical. São Paulo: Editora da UNESP, 1996.

HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo (Vol. I): racionalidade da ação e racionalização social. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

KLINGER, D. I. Escritas de si, escritas do outro: autoficção e etnografia na narrativa latino-americana contemporânea. Tese de doutorado, Programa de Pós-Graduação de Letras da UERJ, Rio de Janeiro, 2006.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. 1ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LIBRANDI-ROCHA, Marília. “Escutar a escrita: por uma teoria literária ameríndia”. In:O eixo e a roda, ISSN 0102-4809, v. 21, n. 2, 2012.

MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina: laherida colonial y laopción decolonial.Barcelona:Editorial Gedisa, 2007.

MUNDURUKU, Daniel. “Visões de ontem, hoje e amanhã: é hora de ler as palavras”, p. 15-16. In: POTIGUARA, Eliane. Metade cara, metade máscara. São Paulo: Global, 2004.

RISÉRIO, Antônio. Textos e tribos –Poéticasextraocidentais nos trópicos brasileiros.Rio de Janeiro: Imago Ed., 1993.

SÁEZ, Oscar Calavia. “Autobiografia e sujeito histórico indígena”. In: Novos Estudos (CEBRAP), n. 76, p. 179-195, São Paulo, 2006. 232

Revista Graphos, Vol. 20 n. 1, 2018 | UFPB/PPGL | ISSN 1516-1536

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. “Prefácio: o recado das matas”, p. 11-41. In: KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu: palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

WEBER, Max. Ensayos sobre sociología de la religión (T. I). Madrid: Taurus, 1984.

Downloads

Publicado

11.09.2018