A leitura literária na sala de aula: estratégias de leitura e o processo de alfabetização
Palavras-chave:
Leitura, Estratégia de Leitura, Literatura infantil, AlfabetizaçãoResumo
Revisitar o ensino da leitura em turmas de alfabetização tem sido nosso tema de pesquisa recentemente. Nesse sentido, temos buscado romper com algumas práticas equivocadas para se ensinar a ler, como, por exemplo, as tradicionais questões de interpretação e a decodificação do texto. Para isso, nos pautamos numa perspectiva que considera o leitor como um sujeito ativo, que interage, num processo dialógico, com o texto e o contexto. Encontramos em nossos estudos duas referências importantes que nos auxiliam nessa jornada, a saber: as estratégias de leitura (HARVEY, GOUDVIS, 2007) e a descoberta de texto (BAJARD, 2012). O foco deste artigo é apresentar o trabalho desenvolvido com as estratégias de leitura em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental no ano de 2018. Utilizando prioritariamente a literatura infantil, criamos, junto com as crianças da turma, um caderno de registro com as atividades que envolvem as estratégias de leitura, batizadas por elas de ‘Meu álbum literário”, e fomos, ao longo do ano letivo, arquivando os gráficos organizadores utilizados em cada estratégia ensinada. Acreditamos que, para consolidar o processo de alfabetização, faz-se necessário incentivar a leitura de literatura infantil e criar oportunidades metodológicas para que as crianças aprendam a ler literatura. Desse modo, encontramos na proposta das estratégias de leitura uma possibilidade eficaz para explorar a literatura infantil em sala de aula. Os resultados apontam que a construção do álbum permitiu destaque aos gráficos organizadores e à participação das crianças durante a elaboração do material. Além disso, tornou-se um material de apoio para futuras análises de como os aprendizes estão lidando com a literatura e como algumas estratégias se consolidaram durante a sistematização do trabalho.
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Referências
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