Itinerários de leitura na contemporaneidade: pedagogias e práticas leitoras na cultura digital
Palavras-chave:
Leitura, Ensino, Discurso, MultiletramentosResumo
Este trabalho tem por tema a leitura no cenário da educação brasileira contemporânea, partindo da análise dos discursos didático-normativos e das práticas de linguagem em sala de aula vinculadas à educação básica. Objetiva-se verificar quais práticas para a formação de leitores são sugeridas nos documentos do Ministério da Educação (MEC) que norteiam o currículo e a prática docente. Para realizar este estudo, consideramos o objeto em sua perspectiva histórica e discursiva, refletindo sobre as transformações e regularidades dos conteúdos, estratégias, práticas, habilidades e expectativas de aprendizagem da leitura na escola, tendo em vista o recorte temporal dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) até a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), com análise documental e também revisão bibliográfica desse tema, à luz das teorias de Chartier (1999, 2011, 1988), Bakhtin (1979, 2011) e Rojo (2012). Constatamos que nessa contemporaneidade digital, na qual estamos imersos, a leitura está atrelada à perspectiva dos multiletramentos, e sua práxis pedagógica é enunciada em normativas partindo de teorias do texto e do discurso, as quais serão reconhecidas na BNCC, ainda que não estejam, nesse documento, devidamente creditadas. Concluímos que as práticas leitoras na cultura das tecnologias da comunicação e da informação tendem a ser mais fluidas, embasadas não em procedimentos estanques, mas em itinerários possíveis, aludindo à navegação – metáfora e também nomeação da leitura em rede, ou seja, realizada na internet.
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