A literatura como gesto de resistência em “O sagrado pão dos filhos”, de Conceição Evaristo

Autores

  • Maria Valdenia da Silva UECE
  • Jaquelânia Aristides Pereira UECE
  • Maria de Fátima Vasconcelos da Costa UFC

Palavras-chave:

Literatura afro-brasileira, Conto, Crítica, Resistência, Círculos de leitura

Resumo

Conceição Evaristo é uma escritora afro-brasileira de grande relevância no cenário nacional atual, sobretudo por construir uma literatura de resistência voltada para as questões etnorraciais e de gênero, num movimento interseccional que envolve também a categoria de classe. Sua produção literária, no geral, é pautada na sua vivência de mulher negra submetida às condições de subalternização diversas no Brasil e pela evocação da memória de seus ancestrais africanos como forma de construir um contradiscurso sobre a luta dos negros no nosso país. Neste artigo, apresentamos o nosso discurso de compreensão do conto “O sagrado pão dos filhos”, do livro Histórias de leves enganos e parecenças, resultante de nossa leitura e interpretação desse texto e da experiência de leitura compartilhada num círculo de leitura com participantes do evento Memórias de Baobá, em Fortaleza. Utilizamos como fundamento da análise literária do conto os dispositivos da crítica literária, da abordagem bakhtiniana da linguagem e da análise do discurso francesa. Podemos dizer que o conto “O sagrado pão dos filhos” foi percebido em sua tessitura estética complexa e reveladora de como a literatura constrói o humano, configurando um gesto decolonial, que faz ecoar vozes silenciadas subjacentes ao processo de subalternização racial tanto econômico quanto simbólico.

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Biografia do Autor

Maria Valdenia da Silva, UECE

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta do Curso de Letras e do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, vinculada à Universidade Estadual do Ceará.

Jaquelânia Aristides Pereira, UECE

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora adjunta do Curso de Letras e do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, e do Mestrado Profissional em Letras, vinculados à Universidade Estadual do Ceará.

Maria de Fátima Vasconcelos da Costa, UFC

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora titular do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará.

Referências

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Publicado

04.07.2019

Edição

Seção

Artigos do Dossiê