A leitura literária de A hora da estrela: um percurso de encontros e descobertas

Autores

  • Sarah Vervloet Soares IFF
  • Neide Luzia de Rezende USP

Palavras-chave:

Leitura literária, Portfólio de leitura, Mediação de leitura, A hora da estrela, Clarice Lispector

Resumo

O presente artigo apresenta um relato de experiência de leitura literária, realizada no primeiro ano do ensino médio, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – campus Piúma) e, ainda, discute alguns aspectos que se tornaram relevantes durante essa prática. Por meio de aulas transformadas em encontros, o projeto de leitura da obra A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector, teve o objetivo de aproximar os alunos da prática da leitura. Assim, a leitura literária, a mediação de leitura, a interação com a biblioteca escolar, a produção do portfólio de leitura e a didática de literatura são os principais pontos de interesse deste artigo. Para tanto, dialogaremos, principalmente, com Colomer (2007), Petit (2008, 2009, 2013), Jauss (1994), Rouxel (2013) e Rezende (2013). A leitura literária, neste caso, resultou na abertura para novas possibilidades de ensino e aprendizagem e provocou nos estudantes maior autonomia para se expressarem, emitirem opiniões a respeito das leituras, ou seja, trata-se de um momento em que eles se reconheciam como leitores de literatura.

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Biografia do Autor

Sarah Vervloet Soares, IFF

Doutoranda em Educação (USP) e professora no Instituto Federal Fluminense (IFFluminense – campus Bom Jesus

Neide Luzia de Rezende, USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordena o Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FEUSP) e integra o GT Literatura e Ensino da ANPOLL.

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Publicado

01.05.2019

Edição

Seção

Artigos do Dossiê