A mulher ausente por meio da terra, da água e da voz de Adalgisa Nery

  • Éverton Barbosa Correia Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Palavras-chave: Historiografia literária, Poesia Brasileira moderna, Vida literária, Estilo, Adalgisa Nery

Resumo

Intenta-se aqui pontuar melhor o lugar de Adalgisa Nery na historiografia literária brasileira, cuja obra será abordada sob a perspectiva de uma possível expressão individual recortada em três poemas – assinalados pelos elementos terra, água e voz – coligidos no livro A mulher ausente (1940), o qual será abordado em sua edição princeps. Estas três composições serão cotejadas com a poesia de seu marido já falecido e publicada postumamente na Antologia de poetas brasileiros bissextos contemporâneos (1946). Entendida como uma voz peculiarmente individualizada, a poesia de Adalgisa Nery terá como ponto de apoio a recepção por Mário de Andrade, o primeiro e único crítico de sua obra em O empalhador de passsarinho (1946), que também será considerado como instrumental de leitura para atualizar sua compreensão autoral.

Biografia do Autor

Éverton Barbosa Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é professor Adjunto do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Referências

ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Americ-Edit, 1943.

_____. A mulher ausente. In: _____. O empalhador de passarinho. 3ª ed. São Paulo: Martins; Brasília: INL, 1972. p. 227-230.

GUIMARÃES, Julio Castañon. Murilo Mendes: a invenção do contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1986.

LIMA, Jorge. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.

MENDES, Murilo. Poesia completa e prosa. 2ª ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

NERY, Adalgisa. A mulher ausente. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1940.

NERY, Ismael. A virgem inútil. In: BANDEIRA, Manuel (org.). Antologia de poetas brasileiros bissextos contemporâneos. Rio de Janeiro: Zélio Valverde, 1946.

Publicado
2020-01-11
Como Citar
CORREIA, ÉVERTON B. A mulher ausente por meio da terra, da água e da voz de Adalgisa Nery. Revista Graphos, v. 21, n. 2, p. 96-110, 11 jan. 2020.