Raízes da escolástica medieval na controvérsia de Valladolid sobre a legitimidade da conquista de índias

Autores

  • Juan Pablo Martín UFPE

Palavras-chave:

Pensamento Medieval, Controvérsia de Valladolid, Direitos Indígenas

Resumo

A Junta de Valladolid (1550-51) foi o fórum consultivo do Imperador de natureza jurídica, filosófica e teológica da Controvérsia sobre a legitimidade da Conquista de Índias. Os contendentes – Frei Bartolomeu de Las Casas, dominicano, como representante de uma boa parte da Igreja, e o Doutor Sepúlveda, como humanista e defensor dos encomenderos – debateram direitos indígenas, civilização e barbárie, ou o direito à guerra justa contra os indígenas. Pouco se tem analisado o pensamento medieval nesta polêmica, que Zabala, Dussel ou Mignolo consideram marco inicial da primeira modernidade. O corpus analisado é o Democrates Alter, de Sepúlveda, e a Brevísisma Relação da Destruição das Índias, de Las Casas. Partir-se-á da ideia de Las Casas, como idealizador, teórico e defensor dos direitos indígenas, e Sepúlveda, como alma mater do pensamento imperial moderno (RODRIGUES, 2006, 2010), e da Revolução da Duodécima Réplica, de Las Casas, no referente à evolução final e surpreendente do pensamento lascasiano sobre a Conquista de Índias (VIDAL ABRIL, 1984). Conclui-se que há uma considerável influência do pensamento medieval e especialmente tomista em ambos contendentes do debate sobre a Conquista de América.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juan Pablo Martín, UFPE

Professor Adjunto Departamento Letras UFPE Doctor e mestre pela PPGL UFPE Licenciado Letras Português/Espanhol UFPE Bacharel em Direito UBU (España)

Informação retirada do Lattes pelo editor: Professor Associado I(DE) da UFPE na área de Ensino de Língua e Literaturas em língua espanhola. Doutorado em Teoria Literária (PPGL-UFPE), Mestre em Letras (PPGL- UFPE), licenciado em Letras Português/Espanhol (UFPE) e bacharel em Direito pela Universidade de Burgos(Espanha), validado na UFPE. Atua em Formação de Professores de Espanhol, e na PPGL na área de Literatura Latino-americana, Literatura colonial e Língua e cultura hispânicas, principalmente nas seguintes áreas: Formação professores de espanhol, Literaturas em Língua Espanhola, Literatura Colonial Hispano-americana, Ficções de Fundação e TICs para o Ensino de Espanhol. Dirige o grupo de pesquisa "Libertadores de América: Abreu e Lima e a pós-colonialidade latino-americana" atualmente "Ficções Fundacionais de América Latina". Diretor Financeiro da Associação de Professores de Espanhol do Estado de Pernambuco. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Hispanistas. Chefe do Departamento de Letras da UFPE.

Referências

ABRIL-CASTELLÓ, Vidal. La Bipolarización Sepúlveda-Las Casas y sus Consecuencias: la Revolución de la Duodécima Réplica. In: Ramos, García, Pérez et al (Org.) La Ética en la Conquista de América. Madrid: CSIC, 1984.

ANABITARTE, Héctor. Bartolomé de las Casas. Madrid: Labor, 1992.

DUMONT, JEAN. El amanecer de los derechos del hombre – La controversia de Valladolid, Ediciones Encuentro: Madrid, 1997.

DUSSEL, Enrique. Ética de la Liberación en la época de la globalización y la exclusión. Madrid: Trotta, 1998.

FUENTES, Carlos. La Gran Novela Latinoamericana. Madrid: Alfaguara, 2011.

FOUCAULT, Michael. Vigilar y Castigar: Nacimiento de la Prisión. (Trad. Aurelio Garzón). Buenos Aires: Siglo XXI Ediciones, 2002.

HANKE, Lewis. La lucha por la justicia en la conquista de América. Madrid: Istmo, 1988.

LAS CASAS, Bartolomé de. Brevísima Relación de Destrucción de Indias. Medellín: Editorial Universidad de Antioquia, 2006.

LOSADA, Ángel. Juan Ginés de Sepúlveda a través de su “Epistolario” y nuevos documentos. Madrid: CSIC, 1973.

PEREÑA, Luciano. La ética en la conquista de América. Francisco de Vitoria y La escuela de Salamanca. Consejos Superior de Investigaciones Científicas: Madrid 1984.

PÉREZ DE TUDELA, Juan. Obras Escogidas de Fray Bartolomé de las Casas: Opúsculos, Cartas y Memoriales. Madrid: Atlas, 1958.

RODRIGUES, Juan Pablo. Bartolomeu de las Casas: a pena contra a espada. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7816.

RODRIGUES, Juan Pablo. Juan Ginés de Sepúlveda: Gênese do pensamento imperial. 2010. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010, in: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7053.

SEPÚLVEDA, Juan Ginés de. Democrates Segundo. Pozoblanco: Ayuntamiento de Pozoblanco, 1997.

SEPÚLVEDA, Juan Ginés de. Exhortatio Ad Carolum V. In: LOSADA, Ángel. Tratados Políticos de Juan Ginés de Sepúlveda. Madrid: IEP, 1963.

SOMEDA, H. Reflexión histórica sobre Bartolomé de Las Casas y la leyenda negra. Temuco: Universidad Católica de Temuco, 2012.

Downloads

Publicado

17.12.2020

Edição

Seção

DOSSIÊ: IDADE MÉDIA - PERSPECTIVAS MULTIDIMENSIONAIS