Estudo do usuário de informação: o contexto e as características do trabalho dos gestores acadêmicos
Palavras-chave:
Estudo do Usuário, Contexto do Trabalho, Gestor acadêmico, Gestão de Informações AcadêmicasResumo
Apresenta um estudo teórico metodológico de investigação dos diferentes contextos de trabalho que formam o comportamento informacional dos gestores acadêmicos, na perspectiva de considerar a atividade informacional intrinsecamente relacionada às circunstâncias sociais do usuário, com destaque ao contexto da regulação da educação superior. O objeto empírico desta pesquisa estendeu sua ação no ambiente informacional dos gestores acadêmicos de um departamento universitário federal, descrito em três contextos de trabalho, do qual eles participam buscando, produzindo e usando informações. Embora o trabalho de um gestor se manifeste de forma diferenciada em cada situação e contexto, é caracterizado por interrupções e pela complexidade, variedade e descontinuidade das tarefas. Quanto ao papel basilar exercido pelas agências reguladoras, a pesquisa. constatou que os gestores assumem a responsabilidade pelos resultados, mas, paradoxalmente, exercem pouco controle sobre o processo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-07-20
Como Citar
Presser, N. H., & Silva, M. L. da. (2012). Estudo do usuário de informação: o contexto e as características do trabalho dos gestores acadêmicos. Informação &Amp; Sociedade, 22(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10562
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
Licença
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.