Estudo do usuário de informação: o contexto e as características do trabalho dos gestores acadêmicos

Autores

  • Nadi Helena Presser
  • Marcela Lino da Silva

Palavras-chave:

Estudo do Usuário, Contexto do Trabalho, Gestor acadêmico, Gestão de Informações Acadêmicas

Resumo

Apresenta um estudo teórico metodológico de investigação dos diferentes contextos de trabalho que formam o comportamento informacional dos gestores acadêmicos, na perspectiva de considerar a atividade informacional intrinsecamente relacionada às circunstâncias sociais do usuário, com destaque ao contexto da regulação da educação superior. O objeto empírico desta pesquisa estendeu sua ação no ambiente informacional dos gestores acadêmicos de um departamento universitário federal, descrito em três contextos de trabalho, do qual eles participam buscando, produzindo e usando informações. Embora o trabalho de um gestor se manifeste de forma diferenciada em cada situação e contexto, é caracterizado por interrupções e pela complexidade, variedade e descontinuidade das tarefas. Quanto ao papel basilar exercido pelas agências reguladoras, a pesquisa. constatou que os gestores assumem a responsabilidade pelos resultados, mas, paradoxalmente, exercem pouco controle sobre o processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

Presser, N. H., & Silva, M. L. da. (2012). Estudo do usuário de informação: o contexto e as características do trabalho dos gestores acadêmicos. Informação &Amp; Sociedade, 22(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10562

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa