Redes de mobilização social: as práticas informacionais do Greenpeace

Autores

  • Valdir José Morigi UFRGS/DCI/PPGCI
  • Luciana Monteiro Krebs UFRGS / Bilioteconomia

Palavras-chave:

Práticas Informacionais. Greenpeace. Meio Ambiente. Redes Sociais

Resumo

Reflete sobre as práticas informacionais da organização não-governamental Greenpeace a partir da análise das informações veiculadas no seu site. Identifica as estratégias de comunicação utilizadas pela organização e as formas de mediação da informação ambiental, o seu papel na construção da sensibilização da consciência ambiental. A difusão das informações em rede é um fator importante no processo de construção de ações conscientes em relação à sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente. Conclui-se que a mediação das informações em rede auxilia as ações da ONG e o seu ativismo político, possibilitando a mobilização e a construção de redes sociais voltadas a questões ecológicas.

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Biografia do Autor

Valdir José Morigi, UFRGS/DCI/PPGCI

Doutor em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Luciana Monteiro Krebs, UFRGS / Bilioteconomia

Graduanda em Biblioteconomia pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

Morigi, V. J., & Krebs, L. M. (2012). Redes de mobilização social: as práticas informacionais do Greenpeace. Informação &Amp; Sociedade, 22(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/14386

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa