Business Intelligence como Tecnologia de Suporte a Definição de Estratégias para a Melhoria da Qualidade de Ensino
Palavras-chave:
Tecnologia de Informação, Business Inteligence, Estratégia, Gestão do Conhecimento.Resumo
Este estudo buscou investigar o uso da tecnologia de Informação de BI – “Business Intelligence” como suporte à extração do conhecimento de bases de dados para formulação de estratégias visando a melhoria da Qualidade do Ensino na Secretaria de Estado da Educação e Inovação do Governo do Estado de Santa Catarina. A abordagem da pesquisa é predominantemente quantitativa e do tipo estudo de caso com um enfoque exploratório e descritivo. Os dados foram coletados nas bases de dados do Governo do Estado no Sistema Estadual de registro e Informação Escolar (SERIE). O tratamento dos dados foi realizado com base no processo “Knowledge Discovery in Data Base” - KDD de Fayyad (1996). O estudo permitiu verificar que é possível extrair conhecimento relevante mediante mineração de dados gerando saberes que podem ser interpretados e avaliados com critérios de precisão, compreensão e interesse. Pôde-se ainda observar que o conhecimento novo originado das bases de dados é relevante, preciso e necessário para os gestores apoiarem a reformulação das estratégias de capacitação docente. Desta forma a aumentar o foco nas necessidades dos alunos, além de potencializar um maior rendimento dos investimentos feitos e, com isto, potencializar o desempenho da administração pública na função de prepararem os cidadãos.Downloads
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Publicado
2010-11-03
Como Citar
Reis, E. S., Angeloni, M. T., & Serra, F. R. (2010). Business Intelligence como Tecnologia de Suporte a Definição de Estratégias para a Melhoria da Qualidade de Ensino. Informação &Amp; Sociedade, 20(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/3783
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa
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