Marketing na Ciência da Informação brasileira: quatro décadas de produção
Palavras-chave:
Marketing, Ciência da Informação, Produção científicaResumo
Este artigo traz um levantamento e análise da produção intelectual brasileira sobre Marketing em fontes de informação da Ciência da Informação. Uma pesquisa exploratória e inicialmente quantitativa foi realizada em todos os periódicos científicos em acesso aberto ativos da Ciência da Informação, numa cobertura cronológica de 1972 a dezembro de 2017. Em seguida, o levantamento é realizado nos bancos de dissertações e teses do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sem delimitação temporal. A pesquisa finaliza-se numa terceira fonte de informação, que são os anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib) dos últimos sete anos. A todos os dados levantados, foi realizada uma análise qualitativa com a finalidade de apontar algumas características da produção. Verificou-se que há uma forte relação de se associar marketing com a comunicação, divulgação e tecnologia em diferentes tipologias de bibliotecas (universitárias, escolares, públicas e especializadas) e em poucas outras unidades de informação, como centros de pesquisa. Raros são os textos que buscaram refletir sobre o conceito de maneira empírica, com contribuições e relações junto com a Ciência da Informação.Downloads
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Publicado
2018-12-28
Como Citar
Prado, J. M. K. do, & Pinto, A. L. (2018). Marketing na Ciência da Informação brasileira: quatro décadas de produção. Informação &Amp; Sociedade, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/37935
Edição
Seção
Artigos de Revisão
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