Storytelling e a Construção Discursiva de Narrativas de Memória
uma metodologia integrada para gestão do conhecimento nas organizações
Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Storytelling, Narrativas de MemóriaResumo
Considerando os desafios enfrentados pelas organizações na identificação e estruturação do conhecimento tácito, especialmente nos processos subjetivos de Gestão do Conhecimento, esta pesquisa teve como objetivo promover uma discussão sobre as narrativas da memória, destacando as percepções práticas do storytelling como um método de Gestão do Conhecimento. A pesquisa foi orientada pela seguinte questão: como o storytelling contribui para a construção discursiva de narrativas da memória e para a Gestão do Conhecimento nas organizações? O estudo foi conduzido sob uma perspectiva teórica, conceitual e analítica, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica de literatura, com natureza básica, abordagem qualitativa e objetivo descritivo, visando examinar como o tema tem sido explorado em diferentes campos do saber. Ao explorar o papel da informação na tomada de decisões e as possibilidades conceituais e práticas do storytelling como uma metodologia integrada à Gestão do Conhecimento nas organizações, foi possível concluir que o storytelling tem sido reconhecido como uma poderosa ferramenta de comunicação organizacional. Ele tem a capacidade de integrar as narrativas da memória, validando sua cientificidade e recuperando experiências vividas pelas pessoas na organização, registradas em diferentes suportes (físicos ou digitais), a serem utilizadas como referência em contextos retrospectivos, atuais e prospectivos. Por fim, identificou-se que essa abordagem pode promover a socialização do conhecimento, proporcionando a recuperação e a sistematização do capital intelectual da organização, com foco especial nas potencialidades estratégicas, geração de conhecimento para a inovação e a vantagem competitiva, voltadas para o desenvolvimento organizacional.
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