Virando a página: um novo conceito de acessibilidade na web para deficientes visuais

Authors

  • Osvaldo de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Hamilton Rodrigues Tabosa Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Tecnologias assistivas, Arquitetura da Informação, Documento hipergeométrico, Leitura. Deficiência Visual

Abstract

Apresenta uma formulação teórica, e validação da teoria em um caso real, na qual é estabelecida uma proposta de arquitetura de informação para a reconstrução de documentos hipertextos em um novo tipo de documento que preserva as características do original e adiciona uma abordagem assistiva direcionada a deficientes visuais. A abordagem assistiva aqui proposta oferece uma experiência de navegabilidade que transcende a leitura sequencial hoje imposta aos deficientes visuais. A proposta é fundamentada na Teoria dos Conjuntos e na Teoria dos Grafos, e em especial em Multigrafos, o que resulta em um tipo de documento hipergeométrico navegável. Inclui discussões sobre a qualidade das páginas web de várias Instituições de Ensino Superior à luz dos critérios definidos pelo World Wide Web Consortium (W3C) para acessibilidade de documentos na WEB 2.0.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Osvaldo de Souza, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Hamilton Rodrigues Tabosa, Universidade Federal do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federl do Ceará, Brasil.

Published

2014-04-30

How to Cite

Souza, O. de, & Tabosa, H. R. (2014). Virando a página: um novo conceito de acessibilidade na web para deficientes visuais. Informação &Amp; Sociedade, 24(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/16366

Issue

Section

Relatos de Pesquisa