THE NEW INFORMATION PARADIGM AND THE DIGITAL TV: The University TV's role in the collaborative content construction accomplished through interdisciplinary networks
Keywords:
TV Digital, conteúdos interativos, trabalho colaborativo, redes interdisciplinares, TV Universitária.Abstract
Estuda os recursos da TV Digital na perspectiva da quebra do paradigma da unidirecionalidade imposta pelo modelo analógico de transmissão de sinais. Tem como objetivo investigar como a interatividade vai impactar nos fluxos informacionais da produção, disseminação e recuperação da informação nessa nova mídia. Utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa documental, a observação direta, intensiva, exploratória e a análise qualitativa, entre outros. A Ciência da Informação é o campo referencial de estudo. Na possibilidade do telespectador interagir com a informação na TV, chegando, até mesmo, a produzir e gerar conteúdo, o Ciclo Social da Informação, proposto por Le Coadic (1996), é estudado como modelo que se aplica aos novos paradigmas da TV Digital. O trabalho propõe a construção de conteúdos televisivos interativos e inclusivos a partir do trabalho colaborativo. Aponta a Universidade e as TVs Universitárias, em especial, como espaço para a experimentação de novos conteúdos desenvolvidos por redes interdisciplinares.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2008-11-19
How to Cite
Paschoal Neto, J. D., & Fontanini de Carvalho, J. O. (2008). THE NEW INFORMATION PARADIGM AND THE DIGITAL TV: The University TV’s role in the collaborative content construction accomplished through interdisciplinary networks. Informação &Amp; Sociedade, 18(3). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/1806
Issue
Section
Artigos de Revisão
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.