TELEVISION INFORMATION AND SCHOOL SPACE: the pedagogy of participation and citizenship in brazilian formal schooling
Abstract
As informações para teleducação, assistidas por uma política econômica global, imposta pela classe dominante, são escamoteadas para não delinear as desigualdades sociais, piorém exteriorizando a demarcação de uma compreensão e representação da informação pautada na dicotomia educação/mercado. Analisa a política sócioeducacional de informação para o ensino fundamental (teleducação), designada a vencer as contradições sócio-econômicas regionais, distâncias geográficas e diferenças culturais. Associa a presença de tal política à convenção de um padrão técnico- lingüístico massivo, por onde escoa um modelo informacional padronizado. O fato de não haver bifurcação no âmbito estrutural da informação (educacional/comercial) ascende a emergência de uma informação sem fronteiras ideológicas, trafegando no espaço escolar uma informação televisiva mercadológica, advento de uma forma de produção. Mesmo que os objetivos de acesso e uso da televisão em rede e da televisão na escola demarquem-se e convirjam-se. Marqueteia-se a conotação de uma pedagogia teleducacional a serviço da cidadania.Downloads
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2001-01-01
How to Cite
Medeiros, J. W. de M. (2001). TELEVISION INFORMATION AND SCHOOL SPACE: the pedagogy of participation and citizenship in brazilian formal schooling. Informação &Amp; Sociedade, 11(1). Retrieved from https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/316
Issue
Section
Memórias Científicas Originais
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