A Biblioteca Pública como tema de estudo nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação no Brasil
Keywords:
Produção Científica, Biblioteca Pública, Programas de Pós-Graduação em Ciência da InformaçãoAbstract
Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa de dissertação, que teve como ponto central a Biblioteca Pública - BP como temática dos estudos realizados no âmbito de mestrado e doutorado em Ciência da Informação - CI. O interesse pelo estudo surgiu a partir da necessidade de se verificar como as universidades têm colaborado para a discussão desse tema, nas suas agendas de pesquisa. Propôs-se investigar a inserção e a frequência com que a BP foi abordada nesses estudos; quais as características dessa produção e qual foi o enfoque dado sobre a temática. Sendo assim, teve como objetivo analisar a produção científica sobre BP nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI no Brasil, abrangendo o período de 1970 a 2015. A pesquisa foi descritiva, com uma abordagem quantitativa e qualitativa. Foram aplicados procedimentos de análise de conteúdo. Identificou-se 88 teses e dissertações defendidas em 13 PPGCI que versaram sobre BP. Os resultados mostram que os estudos concentraram-se, principalmente, em seis categorias temáticas: funções; análise de serviços; histórico e problemas; planejamento e políticas públicas de informação e cultura; cultura/mediação e usuário/uso da biblioteca. Esses temas somam-se 65 pesquisas, representando 74% do total. As demais categorias: biblioteca comunitária; Biblioteca Pública e educação; desenvolvimento de coleções; profissional bibliotecário; divulgação e miscelânea totalizaram 23 pesquisas (26%). A pesquisa demonstrou que a temática BP tem tido uma abordagem frequente, ainda que em pequeno volume, e de forma descontínua.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade de INFORMAÇÃO & SOCIEDADE, sendo vedada sua reprodução total ou parcial, sem a devida autorização da Comissão Editorial, exceto para uso de estudo e pesquisa.